Bairro com fortes raízes europeias, sobretudo dada a forte imigração alemã, o Campo Belo é hoje uma região multicultural, com muitos restaurantes de alta gastronomia, ruas bem arborizadas e qualidade de vida de padrão muito elevado – seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é, inclusive, mais alto do que ao da própria Alemanha.

O Campo Belo se localiza na zona sul de São Paulo, em quarteirões majoritariamente residenciais planejados entre as avenidas Washington Luís, Santo Amaro, Bandeirantes e Professor Vicente Rao. Ele faz fronteira, de um lado, com o Aeroporto de Congonhas. E do outro lado, está a poucos quilômetros da avenida Eng. Luís Carlos Berrini, um dos principais centros empresariais e financeiros da cidade.

História
Durante séculos, Santo Amaro foi uma cidade independente de São Paulo e a região onde hoje se encontra o Campo Belo era tomada por fazendas. Foi a inauguração da linha férrea entre os centros de Santo Amaro e São Paulo, em 1886, que despertou o processo de ocupação de terras. Foi assim que, na virada do século 19 para o 20, o loteamento das propriedades facilitou a chegada da colonização alemã.

Mobilidade
A partir de 2019, os moradores do Campo Belo ganharam um reforço e tanto no transporte público: as estações Brooklin e Campo Belo da linha 5-Lilás do metrô foram inauguradas. Agora, o bairro tem conexão direta com as linhas 1-Azul e 3-Verde do metrô e com a 9-Esmeralda, da CPTM. 

O governo do Estado de São Paulo tem como meta entregar até o fim de 2022 a Linha 17-Ouro da CPMT, com mais de 7 km que ligarão o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi.

Para quem se locomove de carro ou ônibus, há muitas vias de acesso. Em direção ao centro estão as avenidas Santo Amaro, Ver. José Diniz (que vira Ibirapuera) e o corredor norte-sul. As avenidas Vicente Rao, Roberto Marinho e Bandeirantes ligam até a região da Berrini e Vila Olímpia – e, no caso da Bandeirantes, dá fácil acesso ao litoral.

O aeroporto fica em frente à Praça Comandante Linneu Gomes e tem próximo de si muitos restaurantes, agências bancárias, empresas de aluguel de carros e hotéis de diversos perfis e valores.

O que fazer?
Há muitos parques nas proximidades do Campo Belo, como o Severo Gomes (com presença de fauna nativa), do Chuvisco (com quadras esportivas) e das Bicicletas (que inaugurou uma das pistas mais modernas de bike do Brasil). Quem gosta de esportes também pode fazer aulas ou alugar quadras na Play Tennis Brooklin.

A vida social no bairro tem como ponto alto os excelentes restaurantes, alguns deles inclusive premiados, como o suíço Florina, o italiano Viccolo Nostro e o japonês Huto Izakaya. Outros bons nomes são Agello Cucina, Bodega Campo Belo, Othelo, Margot Bistrot e Ambrósio Cozinha Afetiva.

Educação e Saúde
Algumas das melhores escolas de São Paulo estão sediadas no Campo Belo – muitas delas dedicadas à educação bilíngue. Destacam-se entre elas o Colégio Vértice, a Escola Aubrick e a Puzzle Educação Multicultural.


Dentro dos limites do bairro não há hospitais de grande porte, mas a aproximadamente cinco minutos de distância estão o São Luís Itaim, o Santa Paula e o Alvorada Moema.

Preço
De acordo com a Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), publicada com os dados de agosto de 2021, o valor do metro quadrado no Campo Belo para compra está a partir de R$ 9.743,97 (imóveis usados). O metro quadrado do aluguel de apartamentos está a partir de R$ 37,16.