Indicadores Estadão Imóveis
SELIC: 
12.75%
IGP-M: 
1.41%
FIPEZAP: 
0.48%
ICON: 
0.45%
PMI: 
36.4%
IPCA: 
0.95%
INCC: 
0.95%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / Retrofit de prédios antigos na região central de São Paulo ganha fôlego com nova lei

Retrofit de prédios antigos na região central de São Paulo ganha fôlego com nova lei

Desde que o programa Requalifica Centro entrou em vigor, em julho, edifícios abandonados ou subutilizados têm ganhado novos ares e inquilinos de peso


Bianca Zanatta, O Estado de S.Paulo

04/10/2021 - 2 minutos de leitura


A ideia é modernizar, mas mantendo a identidade arquitetônica das construções/Crédito: Getty Images

Desde que o programa Requalifica Centro, estabelecendo incentivos fiscais para a revitalização de edifícios abandonados ou subutilizados, entrou em vigor, em julho, os projetos de retrofit começaram a pipocar na área. Uma empresa que está se dedicando integralmente à atividade é a Planta.Inc, do paisagista Guil Blanche, que também assina intervenções urbanas como os jardins verticais que cobrem os paredões da avenida 23 de Maio, uma das vias mais movimentadas da capital paulista.

Ele conta que fez um mapeamento dos prédios subutilizados da região central da cidade já em 2012, mas só em 2018 pôde mergulhar de cabeça no assunto. “Por coincidência, nessa mesma época a Santa Casa resolveu vender um prédio na avenida Amaral Gurgel que eu tentava comprar havia tempo”, diz. Abandonado havia 20 anos, o edifício da década de 1970 foi o primeiro a passar pelo retrofit da empresa. “É uma tese diferente de requalificação, porque não mudou o uso. Apesar do potencial enorme, é um edifício pequeno, por isso o mantivemos como comercial.”

Widget DR. Lava Tudo
SOLUÇÕES DE LIMPEZA HIGIENIZAÇÃO DE SOFÁS, TAPETES E ESTOFADOS EM GERAL,

aprovadas por mais de
500.000 clientes

1 - Selecionar itens
1 - Selecionar itens
Primeiro você seleciona os itens que deseja realizar a higienização.
2 - Agendar
2 - Agendar
Em seguida, entraremos em contato para confirmar o agendamento
3 - Relaxar
3 - Relaxar
Com nossas soluções de limpeza, viva a melhor versão de sua casa!

Hoje, o prédio já está 100% ocupado por negócios de economia criativa. Tem a livraria Gato Sem Rabo, que trabalha só com livros escritos por mulheres, a pizzaria Divina Increnca, a galeria de arte contemporânea latino-americana HOA, o estúdio do estilista Alexandre Herchcovitch e, no rooftop com vista para o Minhocão, o restaurante Cora, do chef argentino Pablo Inca.

Com a experiência bem-sucedida, a Planta.Inc criou um fundo imobiliário e comprou outros três prédios – todos de 1957, localizados entre a República e Santa Cecília e a uma quadra de distância um do outro –, que estão sendo convertidos em edifícios residenciais, com previsão de entrega para o ano que vem. “O centro tem um potencial enorme para receber moradias. Só nesses empreendimentos serão criadas 187 unidades habitacionais. E estamos falando de unidades que atingem diferentes faixas sociais, com 8 a 10 tipologias de plantas”, diz o paisagista, que defende a importância do adensamento, mas sempre com diversidade.

Outra preocupação é o respeito pela arquitetura peculiar da área. A Planta.Inc requalifica os edifícios, mas existe todo um cuidado em manter a identidade arquitetônica. “É uma paisagem com características modernas em escala muito rara não só aqui, mas no mundo. São prédios da década de 1940, quando aconteceu o chamado milagre arquitetônico no Brasil, em que arquitetos imigrantes ergueram verdadeiras joias”, afirma Blanche. A empresa também busca ouvir as demandas locais, como dos donos dos comércios que já existem, para impactar o mínimo e não descaracterizar o bairro. “Quem sabe o que é bom para o bairro é o bairro”, diz.

Aluguel


A startup de locação flexível Nomah, que faz gestão e transformação de ativos imobiliários em residenciais, também já está em seu segundo projeto de retrofit na região. Com o aumento do interesse em transformar imóveis sem utilização em ativos residenciais, a empresa projeta um crescimento nessa área de atuação 5 vezes maior para 2022.

Leia o conteúdo completo em:
https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/retrofit-de-predios-antigos-na-regiao-central-de-sao-paulo-ganha-folego-com-nova-lei/ 

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.

Ao fornecer meus dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão.

Fique tranquilo! Não enviamos spam!


Notícias relacionadas