Indicadores Estadão Imóveis
FGV IBRE: 
4.2%
FIPEZAP: 
0.57%
ICON: 
1.84%
IGP-M: 
0.60%
INCC: 
2.16%
PMI: 
44.1%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Decoração, reforma e construção

Página inicial / Decoração, reforma e construção / Como funciona o financiamento Caixa Construção?

Como funciona o financiamento Caixa Construção?

Empréstimo para é alternativa para quem tem o sonho da casa própria e pensa em edificar em terreno próprio


Da Redação

11/04/2021 - 3 minutos de leitura


O empréstimo ainda conta com a integração de programas como o antigo Minha Casa, Minha Vida, o atual Casa Verde e Amarela, que pode subsidiar o valor do terreno ou da construção/ Foto: Getty Images
Inscrições abertas para o Ve...

13/07/2021 03:00 até 01/08/2021 02:00


Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

O crédito imobiliário é comum para aquisição de residências, mas o que muitos não sabem é que ele também dá a liberdade para interessados que desejam financiar uma obra. Dentre as diversas alternativas do mercado, o financiamento Caixa Construção é uma opção que possibilita tanto uma linha de crédito para a construção de uma residência, como para aquisição de um terreno. Entenda melhor sobre essas possibilidades disponíveis ao cidadão.

Características, requisitos e benefícios

O crédito da Caixa é realizado a partir do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e usa como garantia o próprio imóvel que será construído, garantia esta compreendida como alienação fiduciária. Assim como qualquer concessão, contempla 80% do valor, sendo necessário dispor de uma entrada de pelo menos 20% para ter o crédito aprovado.

Utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma das alternativas para conseguir o recurso financeiro mínimo requisitado pelo banco, mas para desfrutá-lo existem alguns pré-requisitos, como por exemplo, ter no mínimo três anos de Fundo, mesmo que em empresas diferentes (consecutivo ou não) e não possuir dois financiamentos ao mesmo tempo.

Com relação aos demais 80% do valor financiado, é possível contar com até 35 anos para quitá-lo, com parcelas que não ultrapassem 30% da renda familiar bruta mensal. Além de se atentar a estas exigências, antes de solicitar o empréstimo Caixa Construção é preciso ter o perfil compatível com o que o programa requer:

  • Ser brasileiro;
  • Ter 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;
  • Não estar em cadastro de devedores;
  • Verificar se o lote de interesse para efetivar a construção está legalizado e considerado apto para tal.

O empréstimo ainda conta com a integração de programas como o antigo Minha Casa, Minha Vida, o atual Casa Verde e Amarela, que pode subsidiar o valor do terreno ou da construção. Neste caso, especificamente, o subsídio varia conforme a característica do comprador e do patrimônio.

Caixa Construção funciona da seguinte forma:

  • Simulação: Essa parte é destinada para a inserção dos dados no site, para que seja possível descobrir o valor da prestação, prazo e outras circunstâncias necessárias para financiar a construção da propriedade. É uma maneira de descobrir de forma prévia se, de acordo com o seu perfil e sua situação financeira, consegue contar com o programa para realizar a construção do seu imóvel.
  • Análise de crédito: Com as documentações pedidas no endereço eletrônico do programa, o próximo passo para solicitar o empréstimo da Caixa para construção é ir até uma agência bancária para conversar com um gerente. Nesta etapa do processo será possível verificar a possibilidade de usar o FGTS e conferir o tipo de crédito que se adequa às características do seu perfil financeiro.
  • Avaliação de engenharia: Este é o momento em que a instituição financeira avalia o valor e as condições de uso do terreno.
  • Efetivação do acordo: Se tudo certo nas etapas anteriores, então o contrato deverá ser assinado e reconhecido em um cartório de imóveis para que a liberação do crédito para o financiamento da construção seja de fato validada.
  • Pagamento das prestações: A etapa final consiste em efetuar o pagamento das parcelas mensais da concessão, podendo ser por débito em conta, pelo site ou aplicativo Habitação Caixa, lotérica ou em uma das agências do próprio banco da Caixa.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas