Antes de a incorporadora dar início à construção de um imóvel, é necessário providenciar uma série de documentos. Um deles, em especial, reúne todos os detalhes importantes de uma obra, desde a fundação ao acabamento. É o chamado memorial descritivo.
O que é?
É um documento público, registrado em cartório, que contém todas as informações da construção, para que os interessados no imóvel possam consultá-lo. Com ele, é possível contabilizar os materiais necessários, detalhar cada etapa da obra, garantir a eficiência da execução das atividades e identificar irregularidades, após a entrega do imóvel.
O memorial descritivo é uma forma de provar o comprometimento da construtora ou empreiteira e evitar golpes. No momento da vistoria, os itens descritos no memorial descritivo são verificados. Assim, o comprador poderá, com o empreiteiro ou engenheiro, averiguar o funcionamento dos sistemas hidráulicos e elétricos, e a instalação de janelas, portas e pisos.
O documento é também útil para acompanhar a construção do imóvel do começo ao fim e registrar mudanças ou possíveis obstáculos para a finalização da obra.