Compra

Aposta no digital pode salvar venda de imóveis durante pandemia

Com crise provocada pelo novo coronavírus, incorporadoras e imobiliárias adotam ou reforçam práticas digitais para alcançar clientela confinada

Por: Isaac de Oliveira, O Estado de S. Paulo 01/04/2020 2 minutos de leitura
O preço dos imóveis ainda não mostraram queda, mas o número de visitas e anúncios já apresentam involução/ Crédito: Getty Images

Publicidade

A pandemia do novo coronavírus atinge diversos setores da economia mundial e não seria diferente com o imobiliário. Já que a determinação das autoridades é para que todos evitem sair de casa, como vender e alugar imóveis neste período? Sem uma solução definitiva, empresas têm buscado saltar essa barreira, adotando novas práticas ou reforçando antigas. Em geral, todas focam em recursos digitais.

A MRV, que lançou em janeiro uma plataforma de venda 100% digital para um empreendimento em Contagem (MG), expandiu algumas das etapas desse processo para todos os seus empreendimentos. Assim, os clientes poderão fazer o envio de documentação, análise de crédito e assinatura eletrônica do contrato de forma digital e simplificada, sem precisar ir até os estandes de venda. Além disso, a plataforma conta com tour virtual, fotos, plantas e as informações sobre as unidades.

Para os clientes que iniciaram o processo de compra antes da pandemia e da restrição de circulação pelo País e enfrenta dificuldade de enviar os documentos digitalmente, a incorporadora se propõe a buscar a documentação. A Vitacon, que fechou seus estandes de venda até segunda ordem das autoridades, irá fazer o primeiro lançamento digital da história da incorporadora, entre março e maio, de mais de mil unidades habitacionais em São Paulo.

Na ausência dos estandes, a alternativa é reforçar tours virtuais no site, para que os potenciais clientes possam navegar pelo projeto decorado dos apartamentos. Com os colaboradores da empresa em jornada de home office, cerca de 150 corretores estarão de plantão pelo site da Vitacon (via e-mail) e pelo celular.

Publicidade

A Mitre Realty, que ainda mantém quatro estandes operando em São Paulo, prevê o seu primeiro lançamento do ano ainda para este mês, do empreendimento Raízes Freguesia do Ó, na zona norte. Para evitar aglomerações, a empresa diz apostar no agendamento de visitas e no ambiente digital.

“Tanto para clientes investidores quanto para os que buscam um empreendimento para morar, nosso foco passará a ser maior ainda no atendimento 100% digital. Em cada empreendimento Mitre Realty é possível visitar virtualmente plantas, fachadas, áreas comuns e até assinar o contrato digital”, conta Henrique Moreno, diretor comercial da Mitre.

Confira o conteúdo na íntegra em https://economia.estadao.com.br/blogs/radar-imobiliario/empresas-apostam-no-digital-para-salvar-venda-de-imoveis-com-coronavirus/

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Secovi-SP projeta queda de 7,72% nos contratos de reajuste de aluguel em agosto

0 minutos de leitura
Imagem destacada

Pensando em economizar água em casa? Comece com essas dicas

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Como funciona o fechamento de ruas e vilas em São Paulo?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Eixo Rebouças tem alto padrão e habitação social

2 minutos de leitura