Compra

É possível comprar um imóvel pela internet?

Aquisição pode ser feita de forma segura, mas requer atenção para não cair em golpes e a ajuda de um profissional é indispensável

Por: Da Redação 19/03/2021 2 minutos de leitura
Antes de escolher seu imóvel, é importante pesquisar o histórico e a reputação da construtora ou do proprietário. Também indicamos ler o contrato com atenção/ Foto: Envato Elements

Publicidade

Assim como em outros setores, a tecnologia tem ajudado o mercado imobiliário a reinventar suas formas de vender e comprar. Porém, a atenção precisa ser redobrada, já que a negociação envolve um investimento alto, tanto em termos de expectativas quanto em termos financeiros. A corretora Stefani de Araújo Santos, da imobiliária Doutor Moradia, em Feira de Santana, Bahia, ressalta que na atualidade existem ferramentas que possibilitam que o cliente encontre o produto desejado de forma fácil pela internet, mas não recomenda que façam o processo inteiro sem contar com a ajuda de um especialista no mercado ou um advogado.

“Toda essa tecnologia e inovação não diminui a importância de um corretor especializado nesse processo de tamanha importância, que é a aquisição da casa própria”, alerta a profissional, que aconselha ainda: “Antes de escolher seu imóvel, é importante pesquisar o histórico e a reputação da construtora ou do proprietário. Também indicamos ler o contrato com atenção”, explica.

A internet realmente contribui muito com a agilidade no processo de pesquisa. Quem procura pode utilizar filtros categorizando sua busca por faixa de preço, localização, área de lazer, quantidade de cômodos, entre outras características. “Além da velocidade ficou mais confiável, pois é possível encontrar muitas oportunidades antes de fechar algo. A tecnologia otimiza a comunicação com clientes, bancos, construtoras e locatários. Outro benefício que trouxe ao corretor de imóveis foi a facilidade de utilizar diversas ferramentas de marketing digital, criar estratégias assertivas, divulgação de conteúdo, personal branding e também permite melhorar o relacionamento com o cliente, travando mais proximidade”, conta.

Atenção

Stefani alerta também que jamais podemos acreditar em ofertas milagrosas, pois isso não existe. “Um dos maiores erros é querer falar com 10 corretores ao mesmo tempo para tentar achar uma boa oportunidade, pois isso atrapalha os dois lados. O corretor vai querer vender: passe o que você busca de maneira mais detalhada possível. O profissional vai te ajudar a realizar esse sonho.”

Publicidade

“Estar seguro sobre a índole do corretor antes de passar os documentos também é indispensável, assim como é importante conhecer direito a localização do empreendimento.” Outra dica fundamental é sempre manter a calma, sem pressa, pois adquirir uma moradia não é como comprar uma roupa. “E lembre-se de pegar o  

máximo de informações que conseguir via internet, como fazer uma visita em realidade virtual. Não deixe de curtir o momento, pois é uma realização muito almejada, mas mantenha sempre o foco”, conclui a profissional.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Leilão de imóveis da Caixa: como funciona e quais cuidados tomar

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Dicas para escolher a melhor planta de kitnet dos programas habitacionais

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Butantã: a região rodeada de áreas verdes

3 minutos de leitura
Imagem destacada

FII ou Imóveis físicos: o que é mais rentável?

3 minutos de leitura