Compra

É possível comprar imóvel sem entrada?

É praticável pelo programa Minha Casa, Minha Vida ou aproveitando condições especiais de construtoras. Entenda

Por: Da Redação 10/07/2020 2 minutos de leitura
Entrar como beneficiário do programa Minha Casa é a forma mais fácil de conseguir comprar imóvel sem entrada/ Foto: Getty Images

Publicidade

Quer sair do aluguel rápido, mas não tem o dinheiro suficiente para dar entrada na tão sonhada casa própria? Comprar imóvel sem entrada é possível, mas não é tão fácil de conseguir. A entrada costuma ser a quantia equivalente a 20% ou 30% do valor total do imóvel. O pagamento é solicitado pelas instituições financeiras como garantia de retorno do financiamento imobiliário concedido.

É quase impossível encontrar um banco que ofereça condições para comprar imóvel sem entrada, já que na sua visão seria um empréstimo de alto risco. Assim, só restam duas opções para quem não tem como arcar com esse valor. Conheça as possibilidades a seguir e veja quais são as condições para aproveitar a oportunidade.

Minha Casa Minha Vida

Entrar como beneficiário do Minha Casa Minha Vida é a forma mais fácil de conseguir comprar imóvel sem entrada. O programa habitacional do Governo Federal oferece subsídios e condições especiais de financiamento para famílias de baixa renda conseguirem comprar sua casa própria.

Só que o financiamento de 100% do valor é uma condição concedida apenas para a Faixa 1 do programa, que contempla famílias com renda mensal bruta inferior a R$1.800. Encaixar-se nessa categoria é o primeiro passo para comprar seu imóvel sem entrada. O segundo passo para participar do programa é atender aos pré-requisitos:

Publicidade

  • Ter idade acima de 18 anos
  • Não ter outro imóvel próprio ou financiamento imobiliário no seu nome
  • Usar o imóvel para moradia e não para investimento
  • Não vender o imóvel até a quitação do seu financiamento
  • Não ter sido beneficiado em outro programa habitacional
  • Morar ou trabalhar na mesma cidade em que está localizado o imóvel

Atendeu a todos os pontos da lista? O próximo passo é procurar a prefeitura da sua cidade para preencher o cadastro de inscrição no Minha Casa, Minha Vida. Se conseguir o benefício, além de não precisar dar entrada, você ainda pode conseguir subsídio de até 90% do valor total do imóvel e financiamento do restante em 120 meses, com isenção da cobrança de juros.

Negociação com construtoras

Outra possibilidade para comprar imóvel sem entrada, ou pelo menos sem precisar pagar o valor integral de uma só vez como condição para conseguir o financiamento, é falando diretamente com construtoras.

Em geral, quem está vendendo imóvel na planta oferece mais facilidade de pagamento, justamente porque as unidades ainda não estão prontas. Entre essas condições especiais, está a possibilidade de parcelar o valor da entrada. Pesquise empreendimentos em construção na sua região e procure saber mais sobre as condições de pagamento da entrada.

Como o pagamento da entrada é uma garantia para a instituição financeira, quanto maior o investimento, menores as taxas de juros. Sem contar que essa é uma quantia a menos para financiar, o que diminui valor e quantidade de parcelas.

Publicidade

Se você não conseguir comprar um imóvel sem entrada agora, aproveite para pesquisar melhor os valores e comece um planejamento financeiro para juntar o dinheiro. Essa garantia pode ajudá-lo a quitar sua casa própria mais rápido e sem pesar tanto no orçamento.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Copan será restaurado após 10 anos de negociações

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Startups avançam no mercado com soluções para facilitar compra ou aluguel

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Mercado imobiliário da cidade de São Paulo esnoba crise e tem recorde em maio

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Onde mora Elon Musk, o bilionário que pode comprar Twitter por US$ 44 bilhões

2 minutos de leitura