Compra

Pensando em comprar uma residência na Ilha Comprida?

Descubra quais são as vantagens e desvantagens de morar em uma das estâncias balneárias do Estado de São Paulo

Por: Da Redação 18/12/2020 2 minutos de leitura

Publicidade

A uma distância de 209 quilômetros (km) da capital, a Ilha Comprida, localizada no litoral sul de São Paulo, é um dos refúgios de veraneio que chama a atenção de moradores de todo o território paulista. E quando se tem uma boa experiência em uma viagem, é comum se perguntar como seria morar naquele local. Você já pensou como é morar em uma ilha? O Estadão Imóveis destaca a seguir as principais vantagens e desvantagens.

Vantagens

Menos trânsito – Por possuir poucos residentes, 10.965 habitantes, segundo os últimos cálculos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se locomover de um ponto a outro é muito mais simples, sem o famoso anda e pára de grandes cidades;

Facilidade de acesso – Desde 2000, o acesso à Ilha Comprida é realizado por meio da Ponte Prefeito Laércio Ribeiro e não mais de balsa, o que facilita a entrada ao município independentemente das condições climáticas.

Contato com a natureza – Residir em uma região litorânea é estar em contato com a natureza, seja em relação ao mar ou a mata nativa. Por tanto, mais qualidade de vida.

Publicidade

Desvantagens

Falta de urbanização – Morar afastado do centro, normalmente, implica em ruas não pavimentadas e dificuldades de acesso aos aparatos urbanos da cidade, como hospitais, comércios e demais necessidades;

Alta temporada – Quando chega a alta temporada ou os feriados prolongados, a Ilha Comprida recebe muitos turistas, o que ocasiona uma sobrecarga de todos os serviços, desde filas em mercados e padarias, até problemas no abastecimento de água, energia elétrica e internet;

Poucas oportunidades de emprego – Assim como ocorre em boa parte das cidades litorâneas, a Ilha Comprida não apresenta muitas oportunidades de empregos, já que não conta com grandes empresas. Comércios e vagas sazonais durante a temporada são as maiores ofertas.

Como comprar uma casa na Ilha Comprida

Como ocorre em todo litoral paulista, é possível encontrar excelentes oportunidades de casa na Ilha Comprida, porque muitas pessoas decidem investir em um imóvel de temporada, mas não conseguem arcar com os custos de possuir mais de uma residência ou por notar que não há oportunidade de frequentar o local tanto quanto gostaria.

Publicidade

Em uma busca rápida na internet é possível encontrar oportunidades, como uma residência no centro com 3 dormitórios e 5 vagas para automóvel, em um terreno de 700 metros quadrados (m²) por R$ 230 mil, por exemplo. Referente aos trâmites da aquisição, ocorre como qualquer compra de imóvel: a negociação é realizada como o proprietário ou imobiliária, é recomendável a visita ao local e vistoria e então firmar o contrato de compra e venda após as partes terem se acertado.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Procura-se: cachorro para apartamento

8 minutos de leitura
Imagem destacada

Aluguel no Brasil ficou 16,16% mais caro em 2023

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Morar em casas de madeira: preço de construção e revenda

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Deflação vai fazer FIIs de papel pagarem menos dividendos? Entenda

2 minutos de leitura