Claudia Frazão

Claudia Frazão

Ver mais especialistas
Artigos

O impacto da queda de juros nos leilões de imóveis

Claudia Frazão é diretora da Frazão Leilões

Por:Claudia Frazão 12/02/2024 1 minuto de leitura
leilao-selic
“A taxa de juros é um dos fatores primordiais para a tomada de decisão em investimentos”/ Crédito: AdobeStock

Publicidade

A taxa básica de juros da economia vem sendo reduzida continuamente nos últimos meses. No dia 31 de janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central definiu o quinto corte consecutivo, indo a 11,25%. Enquanto isso, analistas do mercado financeiro projetam que até o final de 2024 a Selic fique abaixo dos 9% ao ano.

Mas quais são os impactos disso para os leilões de imóveis?

A taxa de juros é um dos fatores primordiais para a tomada de decisão em investimentos, seja na busca por rendimentos, seja na aquisição de um bem. Nos leilões de imóveis, o financiamento faz parte das condições para pagamento. Com juros baixos, eles se tornam mais interessante, geram mais oportunidades e atraem mais compradores.

É a convergência de um cenário positivo para que pessoas comprem um imóvel: de um lado, os leilões trazem a vantagem de preços abaixo do mercado; de outro, quando há a opção de financiamento, os juros baixos tornam esta opção mais acessível e vantajosa. A consequência imediata é o crescimento do interesse por esta modalidade de aquisição de bens.

Publicidade

Além disso, há um outro fator relacionado a juros baixos que também impulsiona o segmento de leilões de imóveis, que é a rentabilidade de certos investimentos financeiros.

A taxa de juros do mercado, influenciada pela Selic, está atrelada à remuneração de diversos tipos de aplicações de renda fixa, como a poupança, por exemplo. Portanto, em um cenário de taxas em queda, a rentabilidade desses investimentos também cai, fazendo com que deixem de ser interessantes para muitos investidores.

Nestes momentos, cresce a procura por outras formas de obter rentabilidade e a aquisição de um imóvel por meio de leilão se torna uma opção ainda mais interessante, especialmente pela oportunidade de comprar a um preço abaixo de mercado e revender algum tempo depois pelo valor avaliado, obtendo um retorno lucrativo.

É um contexto que beneficia tanto quem busca uma oportunidade de financiamento de um imóvel próprio quanto para quem está à procura de um investimento com bom retorno.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

São Paulo é o 3º melhor destino gastronômico do mundo, diz lista

1 minuto de leitura
Imagem destacada

É possível comprar imóvel sem entrada?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Qual seguro residencial escolher para a sua casa?

8 minutos de leitura
Imagem destacada

Gestora Jive procura comprador para a incorporadora Viver

2 minutos de leitura