Arquitetura Sustentável

Conheça as fontes de energia sustentável mais fáceis de instalar

O processo de instalação das placas solares é fácil e não exige grandes reformas no ambiente/ Foto: zstockphotos pelo iStock
Da Redação
16-07-2020 - Tempo de leitura: 2 minutos

Quando se fala em uso de Fontes de energia sustentável e limpa, é bem comum pensar em instalações complexas e aparelhos caros. Embora alguns tipos de construção realmente exijam mão de obra especializada, existem projetos simples e flexíveis, adaptáveis para ambientes com pouco espaço disponível, como uma residência já em uso por seus moradores.

Além de optar por novos equipamentos de geração de energia ou reuso de água, hábitos simples do cotidiano podem ajudar a aproveitar melhor a luz solar e diminuir o consumo de energia elétrica, tornando sua casa mais sustentável. Listamos abaixo algumas possibilidades.

Energia solar

A energia solar é o tipo de energia sustentável mais fácil de instalar em residências, já que não exige grandes espaços para colocação dos aparelhos, como é o caso da eólica, que precisa de uma usina para transformar a força do vento em energia. Ao mesmo tempo, a exposição ao sol é algo acessível em diversas regiões do País, diferente de outros recursos.

O processo de instalação das placas solares é fácil e não exige grandes reformas no ambiente. O morador pode escolher entre a energia fotovoltaica, que gera energia elétrica para todos os ambientes, ou somente termossolar, que serve para aquecer a água.

Publicidade

Em ambos os casos, é necessário a utilização das placas colocadas no telhado. O recomendado é que seja contratada uma empresa especializada para realizar o serviços voltados para fontes de energia sustentável, investimento que oferece bons retornos, inclusive a valorização do imóvel.

Lâmpadas LED

Equipamentos LED são sustentáveis na medida em que economizam recursos. Substituir todas as lâmpadas halógenas ou fluorescentes da sua casa por esse tipo de iluminação ajuda a reduzir até 86% da energia consumida. Além disso, elas duram mais também: até 30 vezes.

A instalação de dimmers complementa a iluminação econômica. Esses dispositivos permitem controlar a intensidade e brilho da lâmpada e oferecem redução ainda maior do consumo consciente de energia elétrica.

Janelas solares como fontes de energia sustentável

Se na sua casa existem muitos ambientes escuros que para serem acessados é necessário acender a luz elétrica mesmo durante dia, uma alternativa é investir em janelas de teto ou claraboias. Elas ajudam a aproveitar melhor a luminosidade natural e não precisam de grandes obras para serem colocadas, por isso são consideradas mais sustentáveis.

Publicidade

Mudanças de hábitos para se obter fontes de energia sustentável

Você não precisa necessariamente investir em equipamentos para garantir economia de energia. Pequenas mudanças já ajudam a evitar o desperdício e aproveitar ao máximo os recursos renováveis naturais.

Abrir as janelas sempre que possível para evitar acender as luzes durante o dia é um deles. Ao mesmo tempo, esse hábito estimula a ventilação do ambiente e dispensa o uso de aparelhos que consomem energia, como o ar-condicionado e os ventiladores.

Outra forma de aproveitar ao máximo a luz natural para tornar os ambientes iluminados é recorrer a acabamentos decorativos que ampliem as condições de luminosidade. Móveis e paredes com cores mais claras são exemplos disso.

Vale também optar por aparelhos eletrônicos que economizem energia e retirá-los da tomada sempre que possível, para evitar o consumo de energia eletrica residencial desnecessário enquanto estiverem em stand-by.

Publicidade

Atualizado em: 20.05.2022 ás 15h44