Arquitetura Sustentável

Como são as telhas ecológicas e como elas podem valorizar sua construção

Feitos de materiais naturais, reciclados ou orgânicos, os modelos são resistentes, duráveis e capazes de tornar os ambientes mais frescos e silenciosos

Por: Da Redação 30/10/2020 2 minutos de leitura
As coberturas ecológicas não ficam atrás das outras opções disponíveis no mercado quando o assunto é durabilidade/ Foto: Getty Images

Publicidade

O setor da construção civil está entre as atividades humanas que mais geram impactos negativos ao meio ambiente. Além da utilização de recursos naturais escassos para a fabricação de materiais que são usados nas obras, também gera grande quantidade de resíduos sólidos. Uma das formas de diminuir esse problema é investir em soluções sustentáveis, como é o caso das telhas ecológicas.

As coberturas ecológicas são fabricadas a partir de fibras de resíduos naturais ou de materiais reciclados. Por isso, podem ser encontrados em várias composições, entre as quais:

Fibra vegetal: fabricada com fibras de madeiras, como eucalipto ou pinho, ou com fibras naturais do coco, bananeira e sisal;

Garrafa PET: confeccionadas com garrafas de plástico coloridas ou translúcidas;

Publicidade

Tetra Pak: fabricada a partir das caixas de leite longa vida;

Papelão: produzida com celulose de papel reciclado.

Dessa forma, a confecção do material não exige recursos limitados do planeta e incentiva o reaproveitamento, reduzindo, assim, o descarte de lixo. Os modelos podem ser obtidos em diversos formatos e cores. Não há restrições de uso. Eles podem ser usados em climas e ambientes variados, além de cobrirem imóveis de diferentes tipos, desde residenciais até galpões.

Vantagens das telhas ecológicas

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, imóveis com telhas ecológicas seguem a tendência da arquitetura sustentável para a construção de projetos mais inteligentes e econômicos. Confira as principais vantagens:

Publicidade

Economia na construção e manutenção do telhado

Como são mais leves que as telhas convencionais, como as de cerâmica ou fibrocimento, as telhas ecológicas dispensam uso avolumado de madeira. Essa característica também torna o manuseio e a instalação mais fáceis e rápidas, o que diminui o tempo da obra.

As coberturas ecológicas não ficam atrás das outras opções disponíveis no mercado quando o assunto é durabilidade. Em geral, não quebram ou trincam com facilidade e são resistentes até mesmo a impactos de chuvas de granizo. E são impermeáveis, o que ajuda a evitar a proliferação de mofo e fungo e torna a manutenção e a limpeza do telhado mais fáceis.

Ambiente mais confortável

A telha ecológica, em geral, tende a absorver e transmitir menos calor, o que reduz a temperatura dentro do imóvel. Como benefício extra desse isolamento térmico, os moradores podem reduzir o uso de ar-condicionado, ventiladores e outros climatizadores.

Outra característica comum das telhas ecológicas é o isolamento acústico. Esse tipo de cobertura reduz, ou até evita, a propagação de ruídos externos. Dependendo da localização, é um atributo que valoriza o imóvel por oferecer mais conforto e bem-estar aos moradores.

Publicidade

Melhor para a saúde

A matéria-prima usada na fabricação não é tóxica. Uma vantagem em relação aos telhados de amianto, mineral que apesar de resistente, flexível e de baixo custo, pode causar doenças graves em quem inala suas partículas.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Aluguel: até quando o inquilino pode exercer o direito de preferência de compra?

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Uso de FGTS futuro para pagar empréstimos de imóveis é aprovado a 2 semanas das eleições

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Saiba como calcular a depreciação de imóveis alugados

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Guarulhos tem aluguel mais caro entre cidades da região metropolitana

2 minutos de leitura