Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.

Cães e gatos são os pets mais populares no Brasil, mas existem outros animais que podem ser adotados como membros da família e o coelho é uma das opções mais fofas! Trata-se de um pequeno mamífero herbívoro que se adapta muito bem a apartamentos, mas precisa de alguns cuidados especiais.

Na natureza, ele gosta de cavar, cheirar e interagir com outros bichos, por ser um animal gregário (vive em bandos). Portanto, assim que a família o adotar, é fundamental recriar alternativas para garantir a qualidade de vida do animalzinho. Veja as melhores dicas para criar coelhos em apartamentos.

A gaiola

A gaiola será o ninho do seu roedor e ela interfere na qualidade de vida dele, podendo causar estresse e ansiedade se escolhida de maneira errada. É importante que disponha de muito espaço para que ele consiga se movimentar livremente. Considere as gaiolas de no mínimo 80 centímetros quadrados e instale em ambientes sem correntes de vento ou sol direto. Inclua neste espaço um bebedouro de meio litro, uma tigela para a alimentação, uma toalha e madeira para roer.

A alimentação

A alimentação do seu animal de estimação precisa ser de feno fresco, fornecida de maneira abundante. Também é recomendável inserir na dieta a ração à base de ingredientes de origem vegetal e mesmo vegetais frescos, como folhas, espinafre e pedaços de cenoura, nabo, rabanete e beterraba. Com relação à água, ela deve ser filtrada e ofertada em abundância. Há bebedouro próprio para coelhos, que é anexado à gaiola.

Cuidados

Coelhos não devem tomar banho, pois seu sistema imunológico é bastante sensível, o que torna um banho de sabonete um verdadeiro risco à saúde. Ele mesmo realiza sua higienização. Mas caso sinta necessidade, use lenços umedecidos para limpar as patas e a área genital, se estiverem sujas. Os únicos causadores de mau cheiro são as urinas e fezes, e por isso é fundamental trocar diariamente a serragem que fica embaixo da bandeja da gaiola.

Como fazer

A youtuber Suian Mecini, 23 anos, dona do Joe, um coelho de 7 anos, compartilha no seu canal, Beijo na Testa, a rotina do seu mascote. “Preparar o espaço é fundamental, mas o dia a dia vai te mostrar o que é melhor. Quando o Joe era um bebê, ele ficava em uma casinha cujo teto era bem baixinho. No dia que ele foi dar o primeiro pulo para sair de lá, pulou a mais de um metro de altura. Foi muito engraçado porque ele não tinha noção nenhuma que conseguia pular tão alto”, relata Suian.

A influencer conta também que quando está pela cozinha ou no computador, ela deixa a porta da casa de Joe aberta, para que ele ande livremente pelo apartamento, de forma que ela consiga ficar atenta aos passos do animal e assim evitar que ele roa os móveis.