Indicadores Estadão Imóveis
FGV IBRE: 
4.2%
FIPEZAP: 
0.57%
ICON: 
1.84%
IGP-M: 
0.60%
INCC: 
2.16%
PMI: 
44.1%
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Arquitetura Sustentável / Casa contêiner é realmente uma solução sustentável de construção?

Casa contêiner é realmente uma solução sustentável de construção?

Entenda como uma estrutura metálica pode oferecer economia e ainda ser considerada amigável ao meio ambiente


Da Redação

28/12/2020 - 2 minutos de leitura


A montagem de uma propriedade do tipo é uma solução que agrega outras economias, como as facilidades de instalação e desinstalação do sistema elétrico/ Foto: Getty Images
Frazão Leilões realiza leil...

24/07/2021 03:00 até 28/07/2021 01:00


Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A casa contêiner, tendência que ganhou espaço em outros países e chegou com força ao Brasil, está cada vez mais em alta na construção civil, principalmente pela economia de tempo. Além disso, existe outra vantagem: a sustentabilidade. Mas o que torna a estrutura de container aliada do meio ambiente? Existem algumas justificativas. A primeira delas é porque ocorre o reaproveitamento de um material que já foi usado e seria descartado na natureza, demorando mais de um século para se decompor.

“O uso do contêiner na construção civil como elemento arquitetônico é uma solução com pouco impacto ambiental e de baixo custo para residências, escritórios e até comércios, o que o torna sustentável pelo próprio reuso do material. O aproveitamento representa um descarte a menos na natureza”, comenta a designer de interiores Marcela Rocca.

Contudo, esse não é o único benefício. Evitar a utilização do tijolo reduz o uso de carvão, preservando-se a floresta. Fora isso, os projetos em que o container é utilizado acabam empregando produtos de baixo impacto, amplificando o aspecto de sustentabilidade dentro dessas propriedades.

Execução e manutenção

Ainda que construir um imóvel modular com eficiência ambiental seja um grande passo, esta não deve ser a única medida. A designer de interiores elencou algumas atitudes para minimizar ainda mais o impacto na natureza, tais como, “sempre reutilizar, ter sempre plantas em casa, separar o lixo reciclável, utilizar lâmpadas de baixo consumo, preferir eletrodomésticos de baixo consumo de energia, além de implementar soluções como painéis solares, teto verde e isolante de PET, que serve para controlar a temperatura interna”.

Além disso, a montagem de uma propriedade do tipo é uma solução que agrega outras economias, como as facilidades de instalação e desinstalação do sistema elétrico. “A estrutura não requer serviços de fundação e terraplanagem. O módulo oferece mais eficiência na execução do projeto em comparação aos métodos convencionais, é mais rápido, dispensa canteiro de obras e pode ser desmontado e transportado para outro terreno”, ressalta a profissional.

Outro ponto importante é que, assim como qualquer imóvel, o container necessita de cuidados com a manutenção preventiva, que neste caso requer algumas soluções distintas, sempre pensando na preservação das estruturas metálicas, como a vedação para evitar infiltração e umidade. Também é preciso verificar se o material está em boas condições estruturais, sem amassados que possam prejudicar seu uso.

Construções no País

Para quem busca alguma inspiração na hora de montar uma unidade contêiner, existem alguns projetos pioneiros, que servem de modelo para os demais. “O primeiro deles foi do arquiteto Danilo Corbas e sua família. A casa fica na Granja Viana. Foram usados quatro contêineres marítimos. Também no Brasil, o empresário Carlos Leão construiu um condomínio em Piracicaba, interior de São Paulo. Foi o primeiro no País, possui 28 apartamentos já mobiliados”, comenta a especialista.

Também existem diversas empresas, como a Prime Contêiner e Renove Container , que já se especializaram neste tipo de construção, além de vídeos na internet, como o da empresa Grupo Colmeia, que demonstram todos os processos necessários para a realização de uma casa contêiner e elencam todos os pontos de facilidades e dificuldades deste modelo de edificação.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas