Arquitetura Sustentável

5 soluções sustentáveis para se livrar de baratas em casa

A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência/ Foto: Getty Images
Verônica Lima
08-12-2020 - Tempo de leitura: 2 minutos

Mesmo que muitos recorram a inseticidas na hora de se livrar de alguma barata em casa, o produto apresenta uma série de problemas, desde a possibilidade de eliminar insetos que são cruciais para o meio ambiente, como abelhas, bichos que combatem o surgimento de outras pragas, como aranhas, e até mesmo questões relacionadas a saúde dos animais de estimação.

Ainda assim, as baratas apresentam sérios riscos à saúde, disseminando doenças como salmonelose, infecções por staphylococcus, bactérias de escherichia coli, febre tifóide, gastroenterite e demais problemas relacionados, principalmente, a ingestão de alimentos que tiveram contato com o bicho.

Por isso, separamos algumas dicas e soluções sustentáveis para livrar a sua casa das baratas. Confira!

Folha de Louro

Publicidade

Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.  

Eucalipto e alecrim

Esse é mais um aroma que evita o surgimento dos bichos na residência, já que, assim como ocorre com as folhas de louro, os insetos detestam. Neste caso, dê preferência a produtos de limpeza que possuam essa essência ou prepare você mesmo uma solução de eucalipto com alecrim e passe pelo chão da casa.

Água e sabão

Publicidade

Não é só para limpeza que água e sabão são úteis. Neste caso, trata-se de um poderoso inseticida natural para se livrar dessas criaturas nojentas. A solução é uma alternativa ao inseticida em spray: basta misturar água e sabão até o líquido ficar escorregadio, e borrifar sobre o inseto quando ele aparece. O sabão age entupindo os poros da barata e a impedindo de respirar, para matar o bicho sem a necessidade de venenos.

Bicarbonato

A solução é utilizada para substituir aquelas famosas armadilhas que atraem e envenenam as baratas. Para isso, basta misturar açúcar com bicarbonato e espalhar em potinhos devidamente posicionados em pontos estratégicos da casa. Enquanto o açúcar atrai as baratas, o bicarbonato acaba por envenenar o inseto.

Água fervendo

Publicidade

Um dos locais mais comuns para abrigo desses insetos em centros urbanos é a rede de esgoto. Por isso, é comum a bichana entrar em casa pelos canos em busca de resíduos de alimentos presos na tubulação. Uma dica importante é: além de tampar os ralos do banheiro e tanques após o uso, despejar água fervendo no ralo da pia após lavar as louças, eliminando sujeiras e gordura que estejam presos.

Por fim, basta ter na memória que as baratas gostam de se abrigar em locais quentes, úmidos e próximos a uma fonte de alimentos, mesmo quando não existe sujeira. É importante limpar os armários periodicamente, evitar o acúmulo de louça suja e embalagens de alimentos abertos por muito tempo.

Leia também: Truques caseiros infalíveis para acabar com as formigas em casa

Ver comentários

  • Eu lê o texto pensado em baratas que caminham na terra desde os dinossauros. Daí sabão e água? Mata um inseto que aguenta ate nives de radioatividades que uma ser humano não aguenta. Aqui na minha casa nem chamo de barata, chamo de ciborg, são tao grandes que escuto os pezinhos delas na casa afff que nojo.