Voltar

Obrigado pelo interesse e acesse a melhor ferramenta para cálculo do seu finaciamento!

IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Arquitetura Sustentável / 5 bairros sustentáveis para morar

5 bairros sustentáveis para morar

Regiões ecológicas em São Paulo oferecem muito verde, mais qualidade de vida, lazer ao ar livre e boa infraestrutura


Da Redação

04/06/2020 - 2 minutos de leitura


O bairro da zona oeste detém a maior região arborizada da cidade/ Crédito: sergio souza no Unsplash

O que os bairros sustentáveis de São Paulo têm em comum? Planejamento. Calçadas mais largas, árvores, ciclovias e infraestrutura que torna possível deixar o carro em casa e evitar o trânsito. Também não é difícil encontrar parques ecológicos nessas regiões, que ampliam a manutenção de áreas verdes. Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, morar em um bairro sustentável é desfrutar de mais qualidade de vida, momentos de lazer e exercícios ao ar livre contemplando a natureza. E quase no quintal de casa.


A alta arborização ainda ajuda a equilibrar a temperatura na região, retém poeira e evita erosões do solo e enchentes. A boa notícia é que você não precisa sair nem se afastar muito da região central da cidade para morar bem. Muitos bairros sustentáveis têm fácil acesso ao transporte público e estão próximos a serviços essenciais e centros comerciais.

Quer morar em um bairro sustentável? Prepare o bolso: os imóveis nessas localidades estão entre os mais valorizados da cidade. Confira a lista abaixo e comece a procurar seu futuro imóvel.

1 – Pinheiros

O bairro da zona oeste detém a maior região arborizada da cidade. A explicação para isso é que foi projetado na década de 1920 pela companhia inglesa Cin City. O projeto seguia o conceito inglês de urbanização caracterizado por calçadas amplas e áreas verdes. Além disso, é cercado por vários parques, como o Villa-Lobos.

2- Horto Florestal

Localizado na zona norte de São Paulo, o bairro abriga o Parque Estadual Albert Löfgren ou simplesmente Horto Florestal. O maior contato com a natureza e a tranquilidade do bairro compensam a distância considerável do centro e o fato de não contar com estação de metrô. Em contrapartida, fica bem próximo a Santana, que reúne grandes centros comerciais e mais opções de transporte público.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

3 – Vila Mariana

Pelas ruas da Vila Mariana é possível encontrar muitas árvores, muitas delas antigas. A localização próxima ao Parque Ibirapuera justifica sua participação na lista dos bairros mais sustentáveis da cidade.

4 – Chácara Flora

No distrito de Santo Amaro fica um dos menores bairros de São Paulo. A Chácara Flora é região protegida pela lei de zoneamento, que permite somente a construção de casas. Está entre os bairros sustentáveis porque detém mais de 1 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica. Não é raro moradores dos condomínios da região conseguirem contemplar animais silvestres pela janela de suas casas.

5 – Higienópolis

Higienópolis é o maior exemplo de que bairros sustentáveis precisam ser planejados. Mesmo localizado na região central de São Paulo, tem muitas áreas verdes. As ruas largas são bem arborizadas. Ao mesmo tempo, seus moradores têm acesso rápido e fácil a comércios, amplo transporte público e outros serviços essenciais.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas