Mudar de residência costuma ser um processo trabalhoso. Além de gerar uma bagunça, porque todos os pertences precisam ser retirados do lugar para serem embalados, é preciso movimentá-los e transportá-los evitando que se percam ou quebrem no caminho.

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Contratar uma empresa de mudança que garanta esse cuidado é fundamental para não ter prejuízos e tornar o momento menos estressante. Por isso, se vai mudar e está procurando esse serviço, veja algumas dicas que separamos para você fazer uma boa escolha.

Saiba mais sobre a empresa

Basta uma simples pesquisa na internet para encontrar empresas de mudança na sua região. Comece montando uma lista dos prestadores que encontrou. Em seguida, saiba tudo sobre cada um deles. Procure avaliações de clientes em sites como ReclameAqui ou até mesmo no Procon da sua cidade.

Verifique, principalmente, se há reclamações por avarias ou extravios durante a mudança e como a empresa conduziu o atendimento ao cliente e a tratativa desses casos. Também é importante conferir se a transportadora possui inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CPNJ), que a habilita a exercer a atividade de carreto no trajeto necessário (local ou rodoviário) para se chegar à sua nova residência.

Outro ponto de atenção é a estrutura da transportadora. Se puder, visite o local de funcionamento para verificar os procedimentos ao realizar a movimentação e transporte, principalmente de objetos mais frágeis.

Analise se os veículos disponibilizados estão aptos para acomodar e transportar seus pertences de forma segura. Aproveite para questionar a quantidade de funcionários designados para a função e como eles são identificados pelo prestador. Isso evita que estranhos possam se aproveitar da correria da mudança e entrar na sua casa.

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Peça orçamentos completos e detalhados

Contate o estabelecimento de traslado que passar nos critérios de qualidade iniciais  para obter orçamentos. Compare os valores cobrados por cada uma. Fique atento às especificações do serviço oferecido. Alguns prestadores podem cobrar mais, dependendo do grau de dificuldade de movimentação dos objetos.

É possível que custos com materiais e seguros entrem no valor do serviço. Peça para que todas as cobranças sejam detalhadas em um documento, para evitar surpresas com taxas futuras. Com isso, você poderá escolher a empresa de mudança sem sair do orçamento estipulado.

Entenda como a empresa atua em caso de avarias ou extravios

Acidentes podem acontecer mesmo com todos os cuidados da empresa. Mas qual é o procedimento em caso de avarias ou extravios? Procure entender as políticas do prestador que está pensando em contratar, para garantir que realmente não sairá prejudicado nessas situações.

Para facilitar possíveis ressarcimentos, a dica é listar todos os pertences e registrar seus respectivos estados antes de serem embalados para transporte. Peça para que a empresa acompanhe essa vistoria e assine o documento. Em caso de danos ou perdas, ambas as partes poderão confirmar se aconteceram durante a mudança ou não.

Exija contrato de prestação de serviço

Escolheu a transportadora? É importante que o acordo seja formalizado em contrato. Confira se tudo o que foi acertado anteriormente consta no documento, como custos, prazos, taxas, políticas de ressarcimento, etc.