Aluguel

Imposto de Renda 2024: IPTU e condomínio precisam ser declarados?

Proprietários de imóveis devem utilizar carnê-leão para se manter em dia com os impostos derivados do aluguel/ Crédito: Luis Lima Jr/AdobeStock

Por:Breno Damascena 28/05/2024 1 minuto de leitura
aluguel-declaracao-ir
Em imóveis alugados, apenas o valor líquido pago em locação deve ser declarado pelo inquilino

Publicidade

O prazo para a Declaração do Imposto de Renda 2024 está chegando ao fim e os contribuintes brasileiros já sabem que os custos com a locação do imóvel também precisam ser declarados. No entanto, outros gastos relacionados à moradia, como reformas, pagamento do condomínio e mensalidades do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ainda geram dúvidas. 

+ Você precisa declarar imóvel alugado no Imposto de Renda?

A resposta, porém, é mais simples do que parece. Segundo Andreia Vellido, Gerente Tributário do QuintoAndar, despesas como IPTU e taxa de condomínio não devem ser incluídas no Imposto de Renda do locatário. “Apenas os valores referentes aos aluguéis são informados”, destaca. Portanto, mesmo que o locatário seja responsável por estes pagamentos, apenas o valor líquido do aluguel deve constar no IR.

Declaração do proprietário

Essas despesas devem ser declaradas apenas pelo proprietário do imóvel, caso ele seja o responsável pelo pagamento. O valor pode ser abatido do valor recebido do aluguel na hora do cálculo do IR. 

Publicidade

+ Reforma em imóvel alugado precisa ser declarada no Imposto de Renda 2024?

Este processo é realizado por meio do carnê-leão, programa da Receita Federal que auxilia o recolhimento mensal do imposto de renda de pessoas físicas. “Por meio dele, o proprietário do imóvel que recebe aluguel informa mensalmente os valores recebidos e emite o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) referente ao IR devido no mês sobre esses rendimentos para antecipar o pagamento do Imposto”, explica Andreia.

“Este método simplifica o processo de declaração de Imposto de Renda anual, pois as informações já estarão registradas ao longo do ano. Assim, o proprietário paga o imposto mensalmente e evita problemas mantendo a regularidade fiscal”, complementa.

Leia aqui um guia completo para declarar seu imóvel no Imposto de Renda 2024:
Como declarar imóveis no imposto de renda 2024?

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Fundos imobiliários podem voar acima das expectativas em 2024

3 minutos de leitura
Imagem destacada

46% dos imóveis comprados à vista no Brasil são para investimento

0 minutos de leitura
Imagem destacada

Qual a diferença entre o Casa Verde Amarela e o antigo MCMV?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

5 tipos de pisos e revestimentos que valorizam o imóvel

4 minutos de leitura