Guia de Bairros

Anhanguera: região de galpões e empresas logísticas

Além de ser forte no setor de transportes, o bairro abriga o grande estúdio televisivo do Sistema Brasilerio de Televisão (SBT), do empresário e comunicador Silvio Santos

Por: Redação, Estadão Imóveis 17/05/2022 3 minutos de leitura
Na imagem vemos a rodovia Anhanguera que liga a cidade de São Paulo ao anterior
Rodovia Anhanguera, que passa pelo bairro, tem mais de 450 quilômetros de extensão, ligando São Paulo a Minas Gerais/ Crédito: Getty Images

Publicidade

O bairro possui várias opções de imóveis para quem deseja morar em lugares mais afastados da correria da cidade ou mesmo para quem quer alugar para trabalhadores e motoristas que viajam e têm necessidade de um imóvel para temporada em Anhanguera.

Para quem gosta de viajar com frequência para o interior de São Paulo ou para descobrir lugares novos, o bairro oferece fácil acesso ao Parque Anhanguera – na antiga Estrada de Perus –, Jundiaí, Hotel Fazenda Morada Verde, Campinas, Hortolândia, Limeira, Rio Claro, etc.

Histórico 

Anhanguera é um distrito localizado na zona oeste de São Paulo. Seu nome, em tupi, significa “diabo velho” ou “diabo que não tem tanto poder maléfico” – apelido que os indígenas deram ao bandeirante paulista Bartolomeu Bueno da Silva.

Esse significado pode ter surgido historicamente no encontro do bandeirante com os povos nativos. Usando um prato com aguardente, ele inflamou o líquido e ameaçou “queimar e secar” as águas dos rios da região caso os indígenas não o levassem onde havia ouro.

Publicidade

Entre as décadas de 60 e 70 a região crescia de forma mais lenta. Só nos anos 90 o Parque Anhanguera teve crescimento considerável na cidade. O bairro surgiu ao largo da rodovia Anhanguera a partir de pequenos bairros que antes pertenciam a Pirituba e Perus. As novas áreas passaram a se chamar Parque Anhanguera e Jardim Anhanguera. O crescimento e o aumento populacional trouxe melhorias e obras de urbanização como asfalto, energia e mobilidade com transporte coletivo.

Mobilidade

Passam pelo bairro linhas de ônibus que cruzam o Parque Anhanguera e levam para o Largo do Paissandú (no centro da cidade), Jardim Líbano, região de Barueri, Osasco, Cotia, Perus e Pirituba.

Quanto custa para morar


O bairro está na região com o preço do metro quadrado em evolução. Os valores estão em torno de  R$5.963m² para casas residenciais na Vila Anhangüera, de acordo com dados da Agente Imóvel.

Lazer

A região conta com espaço verde para caminhadas ao ar livre com playground para crianças, na Rua Miguel Pereira Landim, 646. Nos finais de semana, a região oferece opções para famílias, como o restaurante Cantinho do Nordeste, o Sabor Caseiro e o Bar & Mercearia Ceará, além das padarias Lilo do Vale e 3 Irmãos.

Publicidade

Além disso, a prefeitura de São Paulo comunica que o Parque Anhanguera é o maior parque municipal da cidade, com área total de 9.500.000 m². Destes, 400.000 m² destinam-se à visitação e o restante é restrito para a preservação do ecossistema e diversidade biológica.

Está em zona de amortecimento e conectividade entre o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Estadual da Cantareira, permitindo a ligação e manutenção de espécies de fauna e flora dessas regiões.

O local oferece também quadras poliesportivas, ciclovia, dois campos de terra, paraciclos, nove quiosques, aparelhos de alongamento, churrasqueiras, anfiteatro, playgrounds, espelho d’água, pista de caminhada, sanitários e entrada do parque adaptados para pessoas com deficiência, estacionamento gratuito e orquidário.

Educação

A região abriga a creche municipal Homero Domingues da Silva, a EMEF Edgard Carone, no Jardim Britânia, a EMEF Jardim Monte Belo, EMEI Maria José Dupré no Parque Anhanguera, EMEF Professora Marili Dias, EMEF Professora Milena Benedicto, EMEI Morro Doce, CEU Parque Anhanguera, EMEF Paulo Prado, no Jardim Santa Fé, EMEF Remo Rinaldi Naddeo e EMEF Prof. Dr. Valter Paulino Estevam, localizado no Jardim Anhanguera, entre outras instituições de ensino.

Publicidade

Saúde 

Nas proximidades da região fica a AMA Anhanguera-CEO Pirituba, que oferece atendimento público de saúde à população da região. Também possui o Complexo de Saúde Anhanguera (CSA) e o Hospital da Sagrada Família, na Vila Formosa e o Pronto Socorro José Agostinho dos Santos Parque Imperial, em Barueri.

Serviços

O distrito oferece variedade de lojas de rua, vestuário, depósitos de construção e móveis, além de mercadinhos locais. A região também abriga dezenas de empresas logísticas de distribuição, como a Trans Real, a transportadora Souza Americana, a Hervi Transporte e Cargas, a Nilbarbara Logística e Transporte, ML Logística, o armazém ACDMA Importação e Exportação e o CD da Pacer Logística, o que contribui para o serviço e empregabilidade na região.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Governo vai usar cadastro de programas sociais para selecionar famílias

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Queda na Selic e valorização acumulada indicam cenário positivo para fundos imobiliários

2 minutos de leitura
Imagem destacada

O que levar em consideração ao escolher um revestimento para a sala?

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Sua taxa de condomínio está mais cara? Entenda o porquê

3 minutos de leitura