Compra

Apartamento na planta: armadilhas que o comprador precisa evitar

Verificar a reputação da construtora e da incorporadora, ler atentamente o contrato e estar confortável com o prazo de entrega são alguns requisitos para a aquisição

Por: Da Redação 15/01/2021 3 minutos de leitura
Desistir da compra do patrimônio quando ele ainda está em construção é uma prática que gera prejuízo/ Foto: Getty Images

Publicidade

Um apartamento na planta atrai a atenção de quem deseja conquistar a moradia própria ou investir e, ao mesmo tempo, economizar. Isso porque o valor do imóvel pode ser de 20% a 25% mais em conta se comparado aos apartamentos já prontos. Mas antes de sair assinando o contrato, é preciso se atentar a algumas armadilhas do mercado imobiliário para evitar problemas futuros.

Segundo o advogado Paulo André Stein Messetti, do Stein Messetti Advocacia, a recomendação é observar se a construtora, incorporadora ou mesmo a imobiliária que está negociando a unidade tem um índice de reclamações significativo ou se as pessoas responsáveis pela empresa dispõem de notas baixas em sites especializados e redes sociais.

Ele também enfatiza que, em caso de dúvidas, é importante buscar ajuda profissional de um advogado para checar as informações e analisar as certidões da empresa. É possível que o contrato exija o pagamento de taxas abusivas, prazo prevendo atraso na entrega do imóvel ou outras armadilhas. Conheça os principais tópicos contratuais para não se perder na hora de assinar.

Valor do imóvel

Publicidade

O preço do apartamento na planta anunciado nas placas não é o preço final se o pagamento não for realizado à vista. Ao parcelar a compra, o valor até a entrega do imóvel e o custo do que é chamado de parcela final ou financiamento será corrigido. Essa correção é bastante significativa, pois leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Para quem pretende parcelar ao longo da obra, conforme afirma Messetti, “todo o saldo não pago no início será corrigido até a entrega do imóvel, e essa correção pode ser, em média, de até 30% do valor do imóvel, ou até mais, a depender da evolução do índice de correção aplicado”.

Ele ainda conta que “o financiamento depende de aprovação pela instituição financeira. Esta não está obrigada a aceitar qualquer perfil de comprador e selecionará os bons pagadores, aqueles que têm como comprovar renda suficiente para arcar com as parcelas do financiamento”.

Contrato pode dispor de taxas abusivas

Publicidade

Às vezes a construtora ou a incorporadora tenta transferir despesas, como corretagem, para o comprador do apartamento na planta, adicionando uma cláusula de obrigação no contrato. Acontece que essa prática é vista como abusiva pelos órgãos de defesa do consumidor. Há também a taxa de assessoria jurídica que as construtoras podem estabelecer em contrato. O consumidor deve ter conhecimento sobre a existência dela e podem não querer contratar o serviço.

Desistência de compra

Desistir da compra do patrimônio quando ele ainda está em construção é uma prática que gera prejuízo, pois, apesar de ter garantia por lei de receber o dinheiro de volta, ele não corresponderá ao total pago.

“É fundamental saber que a desistência acarretará perdas financeiras ao comprador, que jamais receberá todo o valor pago corrigido. Ao menos 20% e em média até 50% do valor investido pode ser perdido para a construtora e a imobiliária”, alerta Messetti.

Publicidade

O especialista ainda lembra que essa situação pode ocorrer em caso de desistência, falência da construtora ou da incorporadora e de vícios no imóvel. Apenas em caso de fraude ou ato ilícito cometido pelo corretor existe a possibilidade de devolução total do valor investido.

No geral, antes de pensar em adquirir um apartamento na planta, a dica do profissional é: “saiba os custos, a realidade da desistência futura, a capacidade econômico-financeira de arcar com todos os valores da compra até que pegue as chaves e pondere se essa é a melhor opção disponível, fazendo antes uma boa pesquisa de mercado”.

Se você gostou deste conteúdo, acompanhe nossas páginas nas redes sociais, como Instagram e Facebook para conferir outras dicas como estas.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Presidente da Caixa prevê alta de 10% do crédito imobiliário em 2022

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Nélida Piñon deixa quatro apartamentos no Rio como herança para suas duas cachorrinhas

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Novo Minha Casa, Minha Vida impactou a estratégia de lançamentos da Direcional Engenharia

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Confira dicas antes de alugar um imóvel coletivo

3 minutos de leitura