Compra

6 dicas para avaliar a planta baixa antes de comprar

À primeira vista, parece algo complexo analisar a planta baixa de um apartamento. Mas focar nos pontos principais do documento ajuda a dominar a técnica

Por: Da Redação 25/05/2020 2 minutos de leitura
Não deixe de conferir se as aberturas são amplas, isso determina se o imóvel será ventilado e receberá luz natural/ Foto: Envato

Publicidade

Comprar apartamento na planta costuma ser mais atrativo por oferecer melhores preços e condições de financiamento. Mas como se sentir morando em um lugar que ainda não existe?

Nem sempre os estandes com decorados, maquetes ou ilustrações oferecidas pelas construtoras são suficientes para construir essa noção. Até porque as unidades podem ter diferenças entre si, dependendo do andar e da posição do prédio em que estiverem.

Avaliar bem a planta baixa do apartamento antes de comprar é a forma mais segura de ter essa visualização. Mesmo quem tem dificuldades de entender o documento pode pegar o jeito focando em alguns pontos. Listamos abaixo os detalhes aos quais você deve se atentar para fazer a escolha do imóvel dos seus sonhos.

1 Entenda o que é uma planta baixa

Publicidade

O registro não é nada mais do que o imóvel visto de cima, sem o teto. Pode parecer óbvio, mas essa perspectiva cotidiana facilita a análise, já que termos mais técnicos costumam assustar leigos.

A planta, portanto, é um desenho da disposição dos cômodos, pisos, ambientes internos e externos e seus acessos. Algumas ainda podem ilustrar o apartamento já mobiliado, a fim de oferecer uma percepção melhor do espaço.

2 – Localize os principais elementos da planta

Comece decifrando os elementos comuns. Os cômodos são os mais fáceis de localizar, porque geralmente são nomeados no desenho: sala de estar, cozinha, banheiro, quartos. Já traços grossos representam as portas e os arcos indicam o sentido e comprimento de sua abertura.

Publicidade

3 – Analise o aproveitamento do espaço

Principalmente em apartamentos pequenos, é importante que os cômodos sejam bem distribuídos, para garantir o bom aproveitamento. Confira se as proporções das áreas úteis são maiores do que espaços de circulação, por exemplo, que em geral não precisam ocupar tanto espaço assim.

4 – Compare o tamanho dos cômodos com seu estilo de vida

Ao mesmo tempo, a distribuição do espaço entre os cômodos deve atender suas necessidades. Por exemplo, se você costuma receber visitas e vai morar sozinho, é bem provável que prefira um imóvel cuja sala seja mais espaçosa do que os quartos. Pretende levar a mobília atual para seu novo lar? Verifique pela planta baixa do apartamento se os móveis cabem nos ambientes para não precisar comprar novos ou se desfazer deles quando se mudar.

Publicidade

5 – Confira o tamanho e disposição das janelas

Não deixe de conferir se as aberturas são amplas. Isso vai determinar o quanto o imóvel será ventilado e receberá luz natural durante o dia. Escolher locais em que bate mais sol, inclusive, garante uma boa economia de energia elétrica.

6 – Analise outras plantas

Quer comprar um imóvel com mais de um pavimento? Analise bem as plantas baixas de todos os andares da unidade para não ter surpresas desagradáveis quando finalmente pegar suas chaves. Se quiser fazer adaptações no apartamento, peça para o corretor mostrar as plantas complementares, com a estrutura hidráulica e elétrica do apartamento. Também vale a pena pedir para dar uma olhada nas plantas das áreas compartilhadas do prédio (se houver) e da sua vaga na garagem.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

A polêmica sobre as câmeras de reconhecimento facial

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Prêmio Master Imobiliário evidencia a capacidade dos empreendedores de romper fronteiras

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Fintech Credihome vai competir com bancos no crédito imobiliário para empresas

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Como a chegada do metrô transforma os bairros de São Paulo

4 minutos de leitura