Investir em Imóveis

Quais as vantagens dos fundos de investimento imobiliário?

Aplicar em FIIs é mais vantajoso do que investir diretamente em imóveis e as cotas no mercado são menos voláteis se comparadas a outras ações

Por: Da Redação 22/05/2020 3 minutos de leitura
As decisões tomadas nos fundos de investimento imobiliário são conduzidas por um gestor/ Foto: Envato

Publicidade

Os fundos de investimento imobiliário têm ganhado destaque entre os investidores como pessoas físicas. Mas quais são as vantagens de investir no mercado imobiliário? Abaixo, listamos as principais.

1 – Aplicação com orientação profissional

As decisões tomadas nos fundos de investimento imobiliário são conduzidas por um gestor. Como especialista no mercado imobiliário, é ele quem observa as tendências e capta as melhores oportunidades de investimento.

Quando o investidor compra cotas com uma administradora, tem esse apoio profissional e não precisa se preocupar com questões como a escolha da melhor região para se comprar um imóvel, por exemplo. Os riscos são bem menores e o investidor passa a receber mensalmente o montante compatível ao seu investimento, de acordo com a valorização da negociação.

Publicidade

2 – Carteira diversificada 

Os fundos de investimento imobiliário podem ter na carteira diferentes ativos. Imóveis propriamente ditos dominam esse mercado, com os chamados “fundos de tijolos”, cuja receita advém da venda ou locação dos empreendimentos. Eles podem ser desde imóveis residenciais a shoppings e hospitais, o que facilita a pulverização dos riscos.

Durante um período de crise, como do coronavírus, em que a vacância e inadimplência em imóveis comerciais, como hotéis e shoppings, tendem a ser maior, outros podem suprir esse prejuízo. Galpões de logística, por exemplo, estão funcionando de forma intensiva devido à alta demanda das compras online e delivery.

3 – Baixo investimento inicial 

Publicidade

Por meio dos fundos de investimento imobiliário, o pequeno investidor consegue acessar grandes empreendimentos imobiliários. Com até R$ 100 pode comprar uma fatia de um hospital ou um prédio em uma região nobre. Algumas cotas têm exigência mínima de aplicação. Mesmo assim, o investimento compensa se considerar o valor necessário para comprar esses imóveis à parte. A alta qualidade dos ativos atrai inquilinos de qualidade, o que torna o investimento mais seguro. 

4 – Menos taxas 

A aplicação no fundo de investimento imobiliário é ainda menor em comparação à compra de um imóvel se colocar na conta as taxas envolvidas

nesse processo. Gastos com papelada e comissão da imobiliária pode encarecer o valor investido. Já nas cotas de FIIs, o investidor somente tem que arcar com as taxas de administração do fundo, cujos valores são inferiores. 

Publicidade

5 – Liquidez 

Outra vantagem do fundo de investimento imobiliário em relação à compra direta de imóveis é a venda mais rápida das cotas. Na compra de imóveis, se o proprietário precisar do dinheiro, terá que esperar meses ou anos até conseguir vender o bem. Se esse mesmo proprietário aplicasse o valor em FIIs, venderia as cotas com a possibilidade de negociar só uma parte e manter o restante investido. 

6 – Isenção fiscal 

O investidor pessoa física pode ser isento de impostos sobre os seus rendimentos mensais. Para isso, precisa ter pelo menos 10% das suas cotas investidas em um único fundo, do qual participe pelo menos 50 cotistas e cujas cotas sejam negociadas na bolsa de valores.   

Publicidade

7 – Menor volatilidade

Apesar do valor das cotas estarem à mercê das oscilações do mercado, a volatilidade dos fundos de investimento imobiliário é menor em relação a outras ações. Tanto é que os especialistas colocam os FIIs no meio do caminho entre a renda fixa e a renda variável. 

Uma das explicações para isso está na materialidade do ativo. Os imóveis podem deixar de dar lucros em momentos de ociosidade, como é o caso do fechamento dos shoppings durante a pandemia de coronavírus. Mas eles não perdem o seu valor por isso. No pior dos cenários, podem ser vendidos e a receita repartida entre seus investidores.

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

SmartSP: cidades inteligentes são foco de novo programa de aceleração do Sebrae-SP

2 minutos de leitura
Imagem destacada

O papel das startups para cidades inteligentes

6 minutos de leitura
Imagem destacada

Moradores tentam negociar aluguel em meio à pandemia

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Falta sol em sua casa? Veja como melhorar a iluminação com LED

2 minutos de leitura