Guia de Bairros

Tucuruvi: tranquilidade e comodidade em um único lugar

A chegada do metrô no bairro levou junto uma rede completa de comércios e serviços

Por:  Da redação 02/04/2019 2 minutos de leitura
Metrô Tucuruvi atende o bairro
A vizinhança é atendida pelas estações Tucuruvi e Parada Inglesa. Crédito: Paola Carmello

Publicidade

O nome Tucuruvi  é de origem tupi-guarani e significa “gafanhoto verde”, inseto que era encontrado nas fazendas da região. O território tem um dos melhores climas da cidade por causa da proximidade com a Serra da Cantareira. E fica a apenas 6 quilômetros do centro da capital.

Graças à chegada do metrô, o bairro abriga uma rede de comércios e serviços bastante completa. É possível encontrar com facilidade farmácias, restaurantes, agências bancárias, bares, escolas, supermercados e lojas dos mais variados segmentos.

Preço

O Tucuruvi é predominantemente residencial, mas com movimentação comercial. O metro quadrado custa em média R$ 4.500, segundo dados do Conselho Regional de Fiscalização do Profissional Corretor de Imóveis de São Paulo (Creci-SP). As informações foram retiradas da Pesquisa de Mercado da Capital do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) de novembro e de dezembro de 2018.

Publicidade

Mobilidade

Até 1966, o único meio de se chegar ao local era pelo tão famoso Trem da Cantareira, também conhecido como o “trem das onze”. Agora, a vizinhança é atendida pelas estações Tucuruvi e Parada Inglesa, da Linha Azul, que fazem conexões com as linhas Vermelha, Amarela e Verde do metrô.  

De carro ou moto, o deslocamento para outras regiões da capital é fácil, já que o bairro conta com algumas das principais vias de acesso da zona norte, como as avenidas Ataliba Leonel, Tucuruvi e Luís Dumont Villares.

Educação

Publicidade

Na educação pública são as escolas Municipal de Infantil Severino do Ramo e a Escola Estadual Albino César que estão à disposição dos moradores do bairro. Na rede privada são os Colégio Adventista de Tucuruvi, Maple Bear Cantareira e Colégio Passionista São Paulo da Cruz.

Há também universidades na região: a Faculdade Sumaré e o Centro Universitário Santa Rita.

Saúde

O bairro também conta com boa estrutura em termos de saúde, estando próximo de hospitais como o San Paolo, São Camilo, Mandaqui, Cantareira e o CEMA. Além disso, conta com a Unidade Básica de Saúde Wamberto Dias da Costa (Rua Paulo César, 60 – Tremembé).

Publicidade

Lazer

O bairro abriga a tradicional escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi. A escola realiza eventos, ensaios e festa durante o ano todo. Fica pertinho da estação de metrô, na avenida Mazzei. A região ainda conta com o Shopping Metrô Tucuruvi, que é integrado à estação. Possui fácil acesso e concentra lojas de todos os segmentos.

O Sesc Santana fica bem próximo do distrito e oferece atividades nas áreas de cultura, esporte, expressão corporal, inclusão digital e educação. O local ainda conta com três piscinas aquecidas, teatro e espaço de convivência. Técnicas de defesa pessoal, danças, ginástica, ioga e tai chi chuan, entre outras atividades são outras aulas oferecidas no Sesc.

Também pela proximidade, o Parque da Juventude é outro ponto de encontro dos moradores do bairro. Possui espaço verde, instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades e local para realização de shows e eventos. O parque abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Quando as antiguidades precisam ir embora

10 minutos de leitura
Imagem destacada

Você precisa declarar os imóveis herdados no Imposto de Renda?

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Copom eleva Selic para 6,25%

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Leilão de títulos da construção na zona Sul de SP pode movimentar R$ 348 mi

2 minutos de leitura