Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Notícias / Tecnologia impulsiona sustentabilidade na construção civil

Tecnologia impulsiona sustentabilidade na construção civil

Confira ferramentas e aplicativos que nasceram com a proposta de melhorar a eficiência das obras e potencializar resultados

  • (4.0)

Verônica Lima

12/02/2020 - 5 minutos de leitura


Plataformas cruzam informações e fazem com que construtoras e incorporadoras consigam analisar números que antes se quer faziam parte das reuniões de orçamento/Foto: Getty Images

A busca por negócios sustentáveis, economicamente viáveis e também vantajosos trouxeram inúmeras necessidades de adaptação às empresas. Com isso, a corrida para ter o controle do que acontece na obra e evitar o desperdício de materiais e de tempo são alguns dos benefícios de incluir o uso de tecnologias no gerenciamento de construções. “É impensável ficar fora dessa tendência. A redução de custos é um fator importante, não no sentido de suprimir qualidade, mas sim de contribuir para que a empresa tenha saúde financeira, boa gestão e planejamento para investir no que pode oferecer crescimento ao negócio”, explica Albertina Batalha Pinto Souza, diretora geral da Pafil Construtora e Empreendimentos.


A preocupação da empresa em limitar seus gastos sem abrir mão da qualidade levou seus funcionários a encontrarem as soluções da Celere, startup do ramo da construção civil que desenvolveu a metodologia Budget Analytics (B.A.), uma ferramenta que facilita a análise detalhada de cada item do projeto. Ou seja, com a quantidade de dados gerados em uma obra, a plataforma cruza as informações e faz com que construtoras e incorporadoras consigam analisar números que antes se quer faziam parte das reuniões de orçamento. Assim, com mais conhecimento, é possível traçar planos de ações precisas e efetivas.

O B.A também fornece o custo por metro quadrado de cada ambiente da obra, tornando praticável a análise de viabilidade do projeto, garantindo acesso aos dados de desempenho em tempo real e às informações que apoiam decisões. Segundo Carlos Eduardo Roginski, engenheiro e sócio da Celere, isso é possível porque a metodologia permite cruzar com facilidade itens detalhados, como custo de unidades privativas, serviços executados, materiais utilizados, mão de obra e fazer comparações com outras referências ou projetos similares. “Estas informações permitem que o incorporador ou construtor identifique oportunidades de redução de custo, como alterações no produto ou em memorial descritivo (até mantendo o padrão previsto e valor de venda) e metodologias construtivas”, esclarece Carlos.

No caso da Pafil Construtora e Empreendimentos, que está utilizando a plataforma na construção de um Centro Educacional em Tabatinga – Fronteira do Amazonas com a Colômbia –, apontou, até o momento, retração de 7% no valor total da obra. Com a economia gerada seria possível construir outro pátio coberto com refeitório e recreação no total de 874,75 m². “A metodologia é bem detalhada, a escola tem espaço total de 7.800 m² de área construída e, com a ajuda da plataforma, estamos conseguindo enxergar onde se pode encolher gastos e eliminar tempo improdutivo”, afirma Albertina.

Na visão de Danilo Machado, CEO da Garetti Desenvolvimento Imobiliário, atuante no nicho de altíssimo padrão no interior de São Paulo, o mecanismo da Celere oferece mais precisão e previsibilidade aos projetos da empresa. “Nosso objetivo é desenvolver análises de viabilidade em um prazo de 48 horas, o que com certeza nos trará vantagem competitiva na prospecção de novas áreas. Hoje, a Celere, além de orçar todas as obras presentes no funil de vendas da Garetti, ainda faz auditorias de qualidade, prazo e custo em todas as obras em andamento.”

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Outros mecanismos

Alguns aplicativos e ferramentas online oferecem um serviço de estimativa. Ao receberem dados brutos de obras anteriores, conseguem avaliar a média sobre todas as ocorrências durante a execução. Assim, o projeto seguinte receberá um suporte capaz de nortear profissionais e apoiar decisões técnicas e administrativas. É o caso, por exemplo, do Construct App. Com esse aplicativo, é possível reduzir de 25% a 35% o volume de horas trabalhadas, gerir relatórios e compartilhar com a equipe dados atualizados do projeto. Isso inclui um número ilimitado de fotos, mensagens de texto e voz, planta digital com marcações, listas de tarefas e outras funcionalidades.

O GanttProject é outro que propõem manter a qualidade da obra e garantir que fique dentro do orçamento previamente estipulado. O aplicativo funciona de forma similar ao MSProject — programa bastante difundido entre gestores de projetos e engenheiros. O GanttProject permite que o usuário elabore o planejamento das tarefas e todas as etapas da obra, garantindo que o canteiro siga o cronograma previamente definido. Por meio do aplicativo é possível também imprimir relatórios em PDF e exportar planilhas.

Já o aplicativo da Casa do Construtor é uma forma dos profissionais ficarem por dentro das melhores novidades e tendências do mercado. O guia mantém o usuário informado a respeito dos melhores itens e equipamentos a serem utilizados na edificação, ajudando a garantir a qualidade e reduzir custos. Tem também o Diário de Obra Online. Disponível apenas para sistema Android, permite que os relatórios diários de uma construção sejam elaborados, armazenados e compartilhados, facilitando o acompanhamento da edificação tanto por parte da construtora quanto do cliente. Além de anotar as atividades do dia e registrar ocorrências e observações, o usuário ainda pode salvar fotos. O aplicativo é gratuito.

Também disponível no mercado de apps, o Reforma Simples realiza cálculos da quantidade de materiais necessários para uma construção ou reforma. A ferramenta é capaz de estimar preço dos materiais, mão de obra e encargos complementares para diversos serviços, cujos valores são atualizados mensalmente para todos os Estados, conforme o que é publicado nas tabelas do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI). O aplicativo gera orçamento detalhado (analítico), contendo todos os serviços informados pelo usuário, além da lista total de insumos do projeto (Curva ABC). Essas informações podem ser salvas no aplicativo ou enviadas para o e-mail escolhido, convertidas em planilha do Excel. O Reforma Simples conta com uma versão gratuita e uma Pro, que pode ser comprada direto no site por R$ 19,99.

E para quem gosta de listas, o FTQ36 permite acompanhar a produtividade, a qualidade e a segurança no canteiro de obras por meio de 350 opções de checklists. O aplicativo envia listas de tarefas para os responsáveis, facilitando o trabalho de inspeção dos projetos, e ainda oferece a possibilidade de adicionar imagens, notas, dados de campo, pontuações e valores de risco.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas