Notícias

Quando a queda na Selic vai impactar financiamento de imóveis?

Perspectiva é que juros comecem a cair em 2024

Por: Redação, Estadão Imóveis 16/08/2023 1 minuto de leitura
financiamento-selic
Enquanto taxas não acompanham movimento da Selic, recomendação de especialistas é organizar situação financeira/ Crédito: Getty Images

Publicidade

Desde o corte de 0,5 ponto percentual anunciado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) na Selic, discute-se como a medida pode impactar os financiamentos de imóveis. A perspectiva do próprio Copom e de analistas do mercado é que tendência de queda na Selic continue e o crédito imobiliário fique mais barato. 

Em entrevista ao Bora Investir, Filipe Pontual, diretor executivo da Abecip, indica que, se o movimento se confirmar, as taxas de juros cobradas em financiamentos imobiliários devem começar a sofrer reajustes a partir do próximo ano. Porém, este reajuste não seguirá a mesma proporção da queda. 

“Enquanto a Selic saltou de 2% para 13,75%, e as taxas do financiamento imobiliário passaram de 7% para 10,5%, em média. Ou seja, os juros subiram mais de 6x, enquanto as taxas aumentaram 50%”, disse o executivo. 

Crédito mais barato

Publicidade

Um levantamento realizado pelo comparador de financiamento imobiliário MelhorTaxa indica um aumento nas taxas cobradas pelos bancos nos últimos 12 meses, além do crédito ter se tornado mais restrito. 

Priscilla Basso, Coordenadora de Crédito Imobiliário da empresa, explicou ao Bora Investir que a liberação é concedida para clientes de alta renda, quem já é cliente e tem potencial para movimentar recursos no banco ou tenha renda formal. Portanto, pessoas desempregadas precisam acumular renda para que a análise de crédito seja restabelecida. 

A recomendação dela é já começar a se preparar para comprar a casa própria quando as taxas de juros do financiamento imobiliário caírem. “Os bancos estão olhando muito para o score do cliente, se ele utiliza muito cartões de crédito ou se está endividado. É hora de conter gastos e arrumar a casa para conseguir o crédito mais para a frente”.

Leia a matéria completa sobre como e quando a Selic vai impactar o financiamento de imóveis aqui: https://borainvestir.b3.com.br/objetivos-financeiros/organizar-as-contas/financiamentos-de-imoveis-vao-ficar-mais-baratos-com-a-queda-da-selic/

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Fundos de Galpão: saiba por que devem estar no radar dos investidores

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Jabaquara: origem da mobilidade 

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Regularização de imóveis: como fazer da forma correta?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Prédio residencial brasileiro ganha premiação internacional de arquitetura; veja imagens

1 minuto de leitura