Notícias

Podcast traz personalidades para debater arquitetura e cidades

Projeto Betoneira convida nomes como José Trajano e Stephanie Ribeiro para refletir sobre espaços urbanos e organização do lar

Por: Da Redação 16/07/2021 2 minutos de leitura
Marcelo Barbosa e Paula Otto na apresentação do Betoneira/ Crédito: Ana Mello

Publicidade

O projeto começou a ser gravado ainda antes da pandemia, presencialmente, com todo mundo no estúdio. Quando os casos de covid começaram a pipocar no Brasil, todos se recolheram e ficou difícil pensar em continuar. Mas, no final de 2020, foi ao ar o podcast Betoneira. O programa aborda com leveza e de forma ampla tudo o que se relaciona com arquitetura, decoração, pessoas e cidades, incluindo a inter-relação entre eles.

“A maior parte dos podcasts estava chamando arquitetos para falar de suas próprias obras ou sobre um tema mais fechado. A gente queria fazer algo diferente, falar de assuntos que poderiam interessar tanto a comunidade de arquitetos como também o público leigo. Neste momento, todo mundo está discutindo a cidade, discutindo sua casa e os objetos que os cercam”, conta Marcelo Barbosa, professor da Faculdade Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Tão logo teve a ideia, chamou à equipe os também professores e arquitetos André Scarpa e Paula Otto. O programa aborda temas como equipamento urbano, preços, sinalização e conforto dos lares. O nome, inclusive, diz respeito a isso: mistura de ideias. “A gente tinha essa necessidade de falar com o público geral e explicar um pouco mais sobre a nossa profissão”, explica Marcelo.

Onde encontrar?

Além dos grandes temas, o Betoneira traz quinzenalmente convidados para debater questões relativas à estrutura da cidade. O podcast pode ser encontrado no spotify, apple podcasts, google podcasts, overcast, breaker, pocket casts e radiopublic. A lista de pautas aborda convivência e conforto dentro do lar, espaços públicos como bairros e ruas, equipamentos públicos como semáforos e praças, preços do mercado imobiliário, relação entre arquitetos e clientes e home office em tempos de pandemia. 

Publicidade

Com a convidada Maria Cau Levy, por exemplo, discutiu-se como o mobiliário urbano é predominantemente desenhado para o corpo masculino, negligenciando as mulheres. José Trajano lembrou das relações entre clubes de futebol e seus bairros, especialmente o seu time de coração – o América-RJ – e seu lugar da juventude: o bairro da Tijuca.

Com Stephanie Ribeiro, o grupo refletiu sobre a relação entre arquiteto e cliente no projeto de uma residência. Marina Grinover falou sobre iniciativas de promoção de aluguéis a preço justo, freando o fenômeno da gentrificação em áreas centrais com boa infraestrutura. Já o convidado Joca Reiners Terron falou das cidades na literatura, tanto as reais quanto as imaginárias. Para receber cada nova edição por e-mail, basta se inscrever na newsletter do grupo ou seguir o perfil @betoneirapodcast no Instagram.

Da esquerda para a direita: Paula Otto, André Scarpa, o escritor convidado Joca Reiners Terron e Marcelo Barbosa/ Crédito: Ana Mello

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

O que devo apresentar como documentação para alugar um imóvel?

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Saiba tudo sobre portabilidade de financiamento imobiliário

7 minutos de leitura
Imagem destacada

Leilão de títulos da construção na zona Sul de SP pode movimentar R$ 348 mi

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Os cinco melhores bairros de SP para morar

3 minutos de leitura