Notícias

Consórcio ou fundo imobiliário (FII): qual é a melhor opção?

Entenda sobre os prós e os contras de cada opção

Por: Redação, E-investidor 19/09/2022 1 minuto de leitura
casa-imoveis-fundos-condominio
Os consórcios podem ter uma alavancagem bem melhor que os fundos imobiliários a depender do período de contemplação/ Crédito: Getty Images

Publicidade

O consórcio imobiliário pode ser uma solução para quem tem dificuldade em pagar o aluguel. Nessa modalidade, um grupo de pessoas paga parcelas periódicas para remunerar, juntos, um mesmo fundo. Dessa forma, cada pessoa adquire uma parte de um imóvel, mas o modelo garante que mês a mês haja pessoas que vão desfrutar do imóvel de imediato.

E há mais vantagens nesse processo, o primeiro deles é não ter juros envolvidos. Como as pessoas subsidiam entre si os imóveis, não há uma instituição financeira que precise emprestar recurso para a compra de terrenos, casas ou apartamentos.

Fabiane Guiraud de Souza, diretora comercial da Clarim Imóveis, afirma que os Fundos de Investimento Imobiliários (FII) e os consórcios funcionam de modos diferentes e com retornos distintos. Por esse motivo, vale a pena conhecer bem os prós e os contras de cada opção.

A especialista diz que, ao aportar um valor nos FII, você não paga taxas e ainda é remunerado durante o processo (0,6% a 0,8% ao mês, em média). Usando essa remuneração para reinvestir, você usa os juros a seu favor — esse é o “mantra” do investidor. Porém, o consórcio pode ter uma alavancagem bem melhor que os fundos imobiliários a depender do período de contemplação.

Publicidade

“Um exemplo: você paga R$ 20 mil em parcelas e é contemplado em uma carta de crédito de R$ 200 mil, então você rapidamente vê um volume dez vezes maior de recurso. Nesse caso, você poderia comprar um imóvel e locar para um inquilino de imediato, ou seja, o imóvel ‘se pagaria sozinho’”, explica Souza.

Por isso, é importante pesar qual é o modelo de investimento que cabe melhor na sua carteira. E, se você tiver um “respiro”, pode até para mesclar as duas opções.

Este texto foi publicado anteriormente em:
https://einvestidor.estadao.com.br/noticia/ou-fundo-imobiliario/

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Como é calculado o reajuste do seu aluguel?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

PIB da construção registra queda no primeiro trimestre do ano

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Geração millennials prefere alugar a comprar imóvel

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Com investimento bilionário, clube promete trazer praia para São Paulo

3 minutos de leitura