Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Notícias / Conheça os diferentes tipos de telha e suas características

Conheça os diferentes tipos de telha e suas características

Telhado isola o imóvel das intempéries climáticas e promove beleza à arquitetura


Da Redação

30/09/2020 - 2 minutos de leitura


N\a hora de definir o tipo de telha é pteciso considerar desde o acabamento e o conforto térmico até os valores disponíveis para investimento/ Foto: Getty Images
Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

A última etapa de uma construção, o telhado deve ser pensado desde o início da obra, já que, além de promover proteção contra todas as intempéries climáticas, também finaliza o conjunto arquitetônico.

Diversos fatores são importantes na hora de definir o tipo de telha, que vai desde o acabamento e o conforto térmico até os valores disponíveis para investimento. Com essas questões em mente, veja abaixo os diferentes modelos de cobertura comumente utilizados no Brasil.

Telhas de cerâmica

Confeccionadas em barro, os modelos de cerâmica são muito comuns no Brasil e possuem diversos formatos e acabamentos. Os mais comuns são: a francesa, portuguesa, romana, colonial e plan.

As maiores vantagens da cerâmica estão relacionadas ao isolamento térmico, facilidade de limpeza e manutenção. No entanto, a sua instalação necessita de uma estrutura mais resistente devido ao peso, o que aumenta o valor total da obra.

Outro tipo de cerâmica são as esmaltadas, que possuem as mesmas formas e propriedades, mas com uma camada de pintura esmaltada que acrescenta cor para o acabamento e maior durabilidade.

Telhas de concreto

Mesmo que ainda não seja o tipo de telhado mais usual no Brasil, os tipos de concreto ou de cimento vêm ganhando cada vez mais o apreço dos arquitetos. Entre as principais vantagens da proposta se destacam as suas variedades, conforto térmico e a possibilidade da instalação em uma inclinação mais acentuada, condição que adiciona beleza ao projeto e facilita a limpeza, ideal para locais arborizados.

No entanto, as telhas de concreto são ainda mais pesadas do que as de cerâmica. Por isso precisam de uma estrutura ainda mais resistente. Esse fator altera consideravelmente o valor da obra.

Telhas de fibrocimento

Popularmente conhecidas como Brasilit ou Eternit, as telhas de fibrocimento são mais baratas em comparação a outros modelos de cobertura. Surgiram para substituir os antigos modelos de amianto, que não são mais comercializados devido ao risco para a saúde.

As vantagens das telhas de fibrocimento estão relacionadas principalmente à economia, já que, além de não custarem muito, devido à leveza, a instalação não necessita de muito reforço na estrutura e podem ser aplicadas em inclinações mínimas, diminuindo o valor total da obra.

Ainda assim, os modelos de fibrocimento não são muito aconselháveis devido à ineficiência térmica, já que essa absorve e transmite calor com muita facilidade, necessitando de uma laje para maior conforto.

Telhas galvanizadas

Muito utilizada em galpões com grandes vãos, devido à leveza e durabilidade, as telhas galvanizadas são confeccionadas em aço e revestidas por uma mistura de zinco e alumínio, que impede a corrosão. Atualmente, no mercado brasileiro, este tipo é comercializado na cor natural (prata) e também pintadas de branco.

A principal desvantagem das espécies galvanizadas diz respeito a sua fraca capacidade de isolamento térmico. Outro problema é o ruído, especialmente durante as chuvas, o que pode ser um desconforto não só para o imóvel, mas também para os vizinhos.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login


Notícias relacionadas