Notícias

Confira dicas de segurança para evitar ataques hackers no home office

Invasões a sistemas de empresas brasileiras aumentaram durante a pandemia, o que provocou até mesmo a paralisação da produção em algumas delas

Por: Cristiane Barbieri, O Estado de S.Paulo 26/06/2020 1 minuto de leitura
Saiba como evitar ataques cibernéticos durante o período de trabalho remoto/ Crédito: Pixabay

Publicidade

Do mesmo modo que lavar as mãos, usar álcool em gel e máscara ajudam a prevenir a contaminação por novo coronavírus, algumas medidas precisam ser adotadas para evitar ataques cibernéticos durante o trabalho remoto. Esses ataques têm crescido durante a pandemia – e paralisado a produção de algumas grandes companhias. Empresas especializadas em segurança digital, como a Kaspersky, dão dicas para evitar as invasões que podem ser seguidas por funcionários que estão trabalhando de casa:

Sempre desligue o notebook quando não estiver usando

As atualizações dos sistemas de segurança são feitas à noite. Com o computador ligado, elas não são feitas e o terminal fica vulnerável a ataques.

Relate fatos suspeitos

As equipes de cibersegurança preferem que os funcionários reportem um falso positivo do que esperem até que algo “suspeito” se transforme em uma grande ameaça. Entre eles, links e arquivos de origem desconhecida enviados a um grande número de funcionários.

Separe atividades de lazer das de trabalho

Os dados da empresa devem ser processados apenas por programas examinados e protegidos pela organização. Isso pode parecer desafiador quando os usuários utilizam seus próprios dispositivos. As ferramentas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM – mobile device management) podem separar e proteger os dados da empresa, examinar e aprovar programas, rastrear e excluir remotamente informações relacionadas com a empresa de dispositivos.

Publicidade

Pirataria é crime

Usar softwares legais – e suas versões mais atualizadas – em computadores pessoais usados para o trabalho significa reduzir a chance de problemas.

Evite nome de filho na senha

Senhas fortes são regra básica em qualquer sistema de proteção. Jamais use nomes, datas de nascimento, endereços ou outras informações pessoais.

Oriente crianças, idosos e outros membros da família

Com as crianças tendo aula em casa, aumenta o risco de toda a internet compartilhada pela família ficar vulnerável. Com tablets e TVs inteligentes conectadas à rede doméstica, é importante ensinar a todos os membros a família a evitar baixar programas desconhecidos e clicar em links suspeitos.

Conteúdo originalmente publicado em https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,especialista-da-dicas-de-seguranca-para-funcionarios-em-home-office-evitarem-ataques-hackers,70003337123

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

5 bairros sustentáveis para morar

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Leilão de apartamento decorado: conheça um jeito barato de decorar

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Sem ar condicionado? 5 dicas para aliviar o calor em casa nos dias quentes

3 minutos de leitura
Imagem destacada

Veja como planejar a cozinha ideal para sua casa

3 minutos de leitura