Como pagar o IPTU com o PIX em São Paulo?
Processo vai facilitar jornada para contribuintes, mas é preciso tomar alguns cuidados
Publicidade
Desde o dia 1º de dezembro deste ano é possível pagar o IPTU 2024 na cidade de São Paulo utilizando o PIX. De acordo com uma matéria do Expresso, o método foi liberado para os contribuintes que estão com o imposto de 2023 ou de anos anteriores atrasados.
Para realizar o pagamento via PIX é necessário acessar o site oficial da prefeitura. Após entrar na plataforma, coloque o seu número de contribuinte, informe qual parcela você deseja regularizar, o ano de exercício e digite o código que aparecerá na tela. Depois disso, clique no botão “Gerar 2ª Via”.
Neste instante, surgirá um QR-Code na tela. Você precisa abrir a câmera do celular e apontar o símbolo para efetuar a leitura. Agora basta realizar o pagamento por meio do internet banking ou do aplicativo do banco no qual possui uma conta com saldo disponível.
Como não cair em golpes digitais
Ao emitir a 2ª via do boleto e efetuar o pagamento do imposto utilizando o PIX, é crucial prestar atenção em algumas informações, conforme alerta a Secretaria da Fazenda. Confira dicas para evitar cair em golpes:
Publicidade
- Sempre confira se o endereço eletrônico termina em sp.gov.br;
- Não clique em links ou pague boletos que tenham sido enviados por e-mail, WhatsApp ou por SMS. A Fazendo não utiliza essas plataformas para fazer cobranças;
- Verifique se o CNPJ que aparece na tela na hora do pagamento do IPTU via Pix é realmente o número correto: 46.392.130/0001-18;
- Observe se a instituição emissora do QR-Code é o Banco Bradesco S/A, responsável por emitir os boletos de cobrança via Pix da Prefeitura.
Confira outras dicas, entenda se você está isento do pagamento e saiba mais detalhes do IPTU 2024 na matéria do Expresso: https://expresso.estadao.com.br/sao-paulo/2023/12/05/agora-e-possivel-pagar-o-iptu-com-pix-saiba-como/
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis