Notícias

Como declarar imóvel comprado e vendido no mesmo ano no Imposto de Renda?

Fazer o preenchimento detalhado e rigoroso evita problemas com a Receita Federal/ Crédito: Getty Images
Breno Damascena
02-04-2023 - Tempo de leitura: 1 minuto

Caso o contribuinte tenha adquirido um imóvel e o vendeu no mesmo ano-calendário, também é necessário declará-lo no Imposto de Renda. No entanto, os campos a serem preenchidos no programa e o caminho a ser percorrido é diferente dos cenários em que ele tenha apenas comprado, herdado ou vendido o imóvel.

“É necessário preencher todos os dados relativos ao imóvel na Ficha Bens e Direitos da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF)”, resume Charles Davyd Gularte, vice-presidente de operações da Contabilizei, empresa digital de contabilidade. “Porém, os campos Situação em 31/12/2021 e Situação em 31/12/2022 permanecerão com os valores zerados”, informa.

Gularte ressalta que é importante detalhar as características do bem, a data de aquisição e a forma de pagamento no campo Discriminação. Neste espaço, é necessário informar se ele foi recebido a título de herança ou doação, ou se comprado à vista, a prazo, financiado ou de outra maneira.

“Havendo a aquisição de outros imóveis no mesmo ano-calendário, além de declará-lo seguindo os procedimentos antes citados, o declarante deve informar no campo Situação em 31/12/2022 o total efetivamente pago e desembolsado pelo bem imóvel em 2022”, complementa Gularte.

Publicidade