Notícias

Aprenda a declarar seu imóvel no Imposto de Renda em 2024

Prazo para declaração se encerra no dia 31. Entenda as regras

Por: Redação, Estadão Imóveis 20/05/2024 1 minuto de leitura
impostoderenda-2
Compra, venda, herança de imóveis transacionados em 2023 precisam ser declarados à Receita/ Crédito: kunakorn/AdobeStock

Publicidade

Os contribuintes brasileiros têm até o dia 31 de maio para realizar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de 2024. Entre os itens que devem constar no formulário enviado à Receita Federal, estão as transações realizadas com imóveis, como compra, venda, recebimento de herança e até investimentos em fundos imobiliários.

Quem possui renda tributável superior a R$28.559,70 ou é proprietário de um ou mais imóveis avaliados em mais de R$ 300 mil, precisa declarar. Porém, o processo é mais simples do que parece: 

Para declarar a posse de um imóvel, o contribuinte precisa abrir o programa da Receita Federal e procurar a aba Bens e Direitos. Clique em “Novo” no canto inferior direito e, na aba “Grupo”, selecione a opção 01- Bens Imóveis. 

+ Imposto de Renda 2024: quem deve declarar?

Publicidade

Em código, informe o tipo do imóvel: o código 12, por exemplo, equivale a “Casa”; o 11 é para “Apartamento”, o 13 é para “Terreno” e é possível até adicionar “1 – Prédio Residencial”.

Quando fizer isso, novas informações vão se abrir na tela. São caixas para dar mais detalhes do imóvel, como Logradouro, Número, Bairro/Distrito, Estado e CEP. Também é necessário determinar a área total do imóvel, a data de aquisição, confirmar se ele está registrado em cartório e indicar qual cartório é.

No campo Discriminação, você deve informar mais detalhes do bem, como a data e a forma de aquisição, informações sobre o condomínio e, dependendo do tipo de imóvel, é recomendável enviar o número do IPTU ou municipal.

Leia aqui um guia completo para declarar seu imóvel no Imposto de Renda 2024: Como declarar imóveis no imposto de renda 2024?

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Confira as tendências de construção sustentável para 2021

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Incorporadoras têm alta de 18,3% em vendas de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

1 minuto de leitura
Imagem destacada

O futuro é compacto e compartilhado

5 minutos de leitura
Imagem destacada

Como funciona e qual a importância do contrato de locação?

7 minutos de leitura