8 dicas para higienizar os móveis em tempos de pandemia
Água pode ser prejudicial para a madeira, mas fórmulas de brilho podem deixar as superfícies oleosas, dificultando a higienização
Publicidade
Para conter a proliferação do Covid-19, a recomendação da Organização Mundial da Saúde é que todos permaneçam em casa. Porém, há momentos em que é necessário sair para realizar algumas atividades cotidianas, como ir ao mercado.
Segundo estudo realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton, o vírus pode sobreviver até 9 dias em uma superfície, dependendo do seu material. Portanto, o cuidado deve ser redobrado não somente com a higiene do corpo, mas também com móveis, embalagens e objetos. É fundamental que a mobília seja higienizada corretamente, visando a prevenção de doenças, mas preservando a integridade do material. Confira as dicas da Simonetto Móveis Planejados.
Superfícies
– O álcool 70% é o mais indicado para a higienização. A recomendação para limpeza dos móveis é que seja diluído com um pouco de água. O vírus resiste apenas um minuto ao contato com o produto. Use-o na limpeza da mobília, maçanetas e objetos que tiveram contato com itens do ambiente externo.
– O ideal é intensificar a rotina de faxina, priorizando os cômodos mais críticos, como cozinha e banheiro.
Publicidade
– Proteja os móveis da umidade. Para tanto, recomenda-se a utilização de vedantes de silicone na junção dos tampos e das pias com o revestimento das paredes.
– Alguns produtos, como lustra-móveis, podem criar oleosidade nos materiais e desfavorecer a higienização com álcool ou água sanitária. Use-os com cautela.
– Para a limpeza de amadeirados, utilize sempre um pano levemente umedecido e nunca molhado.
– Mantenha as janelas abertas. Com a corrente de ar, o ambiente fica mais arejado, evitando a proliferação de mofos, fungos e bactérias e a contaminação por vírus.
Publicidade
– Na higienização de peças em Lacca, utilize um pano levemente umedecido com água morna, o suficiente para a remoção de poeiras, e outro pano para secar logo em seguida. Limpe-as com frequência, pois com o tempo a poeira pode deixar a superfície fosca e sem brilho.
– No caso de superfícies de vidro, além do uso do álcool, limpe-as com água e detergente neutro, utilizando um pano macio ou uma toalha de papel.
Evitar
– Substâncias alcalinas como vinagre, limão e sal, pois podem causar danos ao móvel;
– Esponjas duras, espanadores e palhas de aço, que podem causar desgastes na superfície com as quais entram em contato;
Publicidade
– Higienização com panos de louça ou pano seco. Eles podem conter resíduos que desgastam as superfícies dos móveis;
– Pano encharcado. Água em excesso é prejudicial à conservação de diversos materiais, sobretudo da madeira.
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
NEWSLETTER
IMÓVEIS
Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis