Notícias

5 filmes que inspiram executivos do mercado imobiliário

Caio Maroni, diretor comercial do Grupo ADN, sugere filme sobre uma das marcas mais conhecidas do mundo/ Crédito: Caio Balducci/Divulgação ADN
Redação, Estadão Imóveis
04-03-2024 - Tempo de leitura: 4 minutos

O universo que se abre quando um filme começa tem o poder de transformar perspectivas, impulsionar ideias e inspirar pessoas. O Estadão Imóveis convidou 5 executivos do mercado imobiliário para indicar as obras audiovisuais que impactaram a forma como eles enxergam o setor. De cinebiografias de grandes nomes do empreendedorismo mundial a retratos sobre o mundo corporativo, confira a lista completa: 

Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD

Debora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD/ Crédito: Divulgação/MPD

Filme: À procura da felicidade (2006)
Diretor: Gabriele Muccino
Disponível em Netflix

“O filme é um exemplo para todas as áreas. Para o ramo imobiliário ele traz ensinamentos sobre persistência e a importância de não desistir dos seus objetivos. Com um vendedor como protagonista, a obra é inspiradora para todos aqueles que possuem sonhos e metas que precisam ser alcançadas.

A mensagem é de investir tempo, energia, esperança e não desistir do seu objetivo. Imóveis são bens de alto valor, para a grande maioria representa a maior conquista de uma vida e para os corretores, muitas vezes, um sonho distante de realização. Cada produto tem sua alma e conhecer cada detalhe e saber explorar os argumentos faz toda diferença para encontrar seu novo comprador

Publicidade

Henrique Sotere Jr., Diretor de Vendas da Construtora Patriani

Henrique Sotere Jr., Diretor de Vendas da Construtora Patriani, comenta que filme o ajudou a montar uma equipe com habilidades que ele precisava, mas que não eram conhecidas por serem as que vendiam mais/ Crédito: Arquivo Pessoal

Filme: Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo (2012)
Diretor: Bennett Miller
Disponível em Netflix

“O filme é baseado na história real de Billy Beane, gerente geral do time de beisebol Oakland Athletics, e sua tentativa de montar uma equipe competitiva com recursos financeiros limitados. Ao lado do economista Peter Brand, eles desafiam conceitos antigos, priorizando estatísticas como porcentagem de base atingida e corridas criadas ao invés de critérios convencionais como número de rebatidas e home runs.

A história destaca a importância da análise de dados e da inovação no esporte, além de oferecer uma reflexão sobre temas como determinação, coragem e a busca pelo sucesso em face da adversidade. 

Apesar de não possuir um vínculo direto com o mercado imobiliário, é possível fazer analogias e extrair lições que podem ser aplicadas ao setor, principalmente pensando na formação de equipes de vendas. Por exemplo, a ideia de usar análise de dados e métricas para identificar oportunidades ou estratégias eficazes para treinar e alavancar as vendas.

Publicidade

O filme destaca a importância de desafiar modelos convencionais, adotar abordagens inovadoras e buscar constantemente maneiras de melhorar o desempenho, utilizando dados e estatísticas, que muitas vezes não são observadas”.

Ygor Chrispin, Gerente de Transações de Escritórios na Colliers Brasil.

Ygor Chrispin, Gerente de Transações de Escritórios na Colliers Brasil/ Crédito: Divulgação

Filme: A Grande Aposta (2015)
Diretor: Adam McKay
Disponível em Netflix

“A Grande Aposta” aborda o mercado imobiliário de uma perspectiva diferente. Ele é baseado em uma história real sobre um grupo de investidores que previram a queda do mercado imobiliário e a crise financeira de 2007-2008. O ponto alto é como eles analisam as tendências do setor e descobrem as falhas no sistema, o que acaba rendendo um bom retorno, ao investirem contra os grandes bancos. 

Este ótimo filme mostra bem a natureza especulativa desse mercado e os dilemas éticos de quem tenta lucrar com sua instabilidade. Vale a pena assistir e refletir sobre como essas coisas funcionam nos bastidores das finanças e da economia.” 

Publicidade

Caio Maroni, diretor comercial do Grupo ADN

Caio Maroni, diretor comercial do Grupo ADN/ Crédito: Caio Balducci/Divulgação ADN

Filme: Fome de Poder (2016)
Diretor: John Lee Hancock
Disponível em MAX

“Fome de Poder é um filme que retrata a história da ascensão da rede de fast-food McDonald’s e seu fundador, Ray Kroc. Uma das conexões do McDonald’s com o mercado imobiliário é uma estratégia de negócios chamada “franchising” ou “franquia”.

Na década de 1950, Ray Kroc percebeu que uma das chaves para o sucesso da loja era a localização estratégica dos restaurantes. Em vez de simplesmente ser uma empresa de alimentos, o McDonald’s começou a se posicionar como uma empresa imobiliária. Kroc criou uma companhia separada chamada Franchise Realty Corporation, que era responsável por comprar terrenos e construir os estabelecimentos. Esses locais eram, então, alugados para os franqueados, garantindo uma fonte estável de renda para a empresa. 

Essa estratégia permitiu ao McDonald’s expandir rapidamente, pois os franqueados não precisavam se preocupar em encontrar locais adequados para seus restaurantes. Além disso, a empresa muitas vezes lucrava tanto com os aluguéis quanto com as vendas de alimentos. Portanto, o mercado imobiliário desempenha um papel crucial em seu modelo de negócios e crescimento de uma das maiores marcas do mundo”.

Publicidade

Manoel Neto, Diretor de Negócios do Grupo Superlógica

Manoel Neto, Diretor de Negócios do Grupo Superlógica/ Crédito: Divulgação

Filme: 99 Casas (2014)
Diretor: Ramin Bahrani

“O filme aborda as execuções hipotecárias e a crise imobiliária, oferecendo uma perspectiva sobre as dificuldades enfrentadas por proprietários em situação de risco e a ética no setor imobiliário. Importante para entender os impactos sociais do mercado imobiliário”.