Investir em Imóveis

Como ganhar mais dinheiro com Fundos Imobiliários?

Conheça as principais estratégias utilizadas pelos investidores para ter ganhos adicionais com os FIIs

Por: Por Aléxis Cerqueira Góis/especial para o E-Investidor 15/09/2021 2 minutos de leitura
O investidor pode participar da oferta adquirindo cotas com um preço menor para vendê-las/Crédito: Getty Images

Publicidade

A indústria de Fundos Imobiliários (FIIs) vem crescendo de forma rápida. Em dezembro de 2020, o setor registrou 3,73 milhões de cotistas, um aumento de 91,7% em relação ao ano anterior, de acordo com levantamento da Economatica, a partir de dados da B3 e da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Com essa grande entrada de investidores, também aumentou o volume médio negociado diariamente, que chegou a R$ 207,9 milhões no ano passado — o que garante a liquidez dos papéis no mercado secundário, abrindo a possibilidade para os investidores adotarem estratégias de ganhos adicionais com os fundos imobiliários.

Conheça as principais técnicas para lucrar mais com os Fundos Imobiliários, bem como suas vantagens e riscos.

1. Arbitragem de Fundos Imobiliários

Publicidade

A arbitragem é uma estratégia que se aproveita da diferença entre o preço da oferta de subscrição de uma cota de Fundo Imobiliário e a sua cotação no mercado secundário. Como o valor por cota na oferta costuma ser menor que o valor praticado no balcão, o investidor pode aumentar a sua participação no fundo com a diferença das cotações.

O método é mais indicado para investidores com posição consolidada no FII e que tenham preços médios de cotas com possibilidade de algum lucro. Para o investidor em “posição inicial”, a estratégia tem pouco sentido. A técnica permite ao investidor produzir ganhos adicionais com os FIIs e reduzir os custos implícitos das ofertas.

A arbitragem ocorre na primeira etapa de subscrição, quando o investidor vende uma posição após a data-base. Depois de apurar o imposto de renda devido de 20% sobre o rendimento, o recurso restante pode ser utilizado para recomprar as cotas por um preço inferior.

O investidor pode realizar a arbitragem de forma total, quando decide operar com todas as suas cotas disponíveis, ou parcial, no caso de apenas parte das cotas serem arbitradas. O lucro líquido da operação é calculado pela diferença entre o valor de venda do montante inicial, descontado do imposto de renda, e o preço de recompra.

Publicidade

A estratégia somente é vantajosa quando o preço da emissão está muito abaixo do preço de mercado. Por conta do imposto de renda e a demora do recebimento das cotas subscritas (que pode demorar dois meses), as diferenças sutis não costumam trazer retornos positivos ao investidor e podem gerar prejuízo.

2.Flipagem de FIIs

Outra forma de ganhar mais dinheiro com fundos imobiliários é a flipagem, que é uma estratégia especulativa que consiste na compra antecipada de cotas de Fundos Imobiliários para a venda posterior no dia de estreia. A expressão tem origem no verbo em inglês “to flip”, que significa girar ou virar de modo brusco ou repentino.

A técnica é adotada na fase final do processo de emissão, quando as novas cotas emitidas passam a ser negociadas no mercado secundário. O ganho adicional é possível, pois geralmente o preço da emissão é inferior ao valor de negociação no mercado secundário.

Publicidade

Confira o conteúdo completo em:
https://einvestidor.estadao.com.br/investimentos/fiis-fundos-imobiliarios-ganhar-lucros/

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Imóvel ou renda fixa: qual investimento é melhor no atual cenário?

3 minutos de leitura
Imagem destacada

São Paulo: Quase 80 mil imóveis novos foram vendidos nos últimos 12 meses, segundo Secovi-SP

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Descubra o impacto dos algoritmos no mercado imobiliário

4 minutos de leitura
Imagem destacada

Top Imobiliário 2021: Meta da Econ é colocar no mercado 20 novos projetos até o final do ano

2 minutos de leitura