Localização é a palavra de ordem no mercado imobiliário. Na acelerada corrida por terrenos em regiões centrais e apartamentos com vista do horizonte, nada valoriza tanto um imóvel quanto o seu endereço. É neste ambiente de adoração ao CEP que corretores de imóveis e incorporadoras se equilibram para disputar a atenção de potenciais compradores. E uma das grandes armas destes profissionais é a exclusividade.
No cartão de visitas e na descrição das redes sociais, eles fazem questão de destacar sua especialidade. De imóveis de luxo em Balneário Camboriú a apartamentos em Miami, passando por prédios enquadrados no Minha Casa, Minha Vida, não é difícil encontrar o vendedor ou a empresa ideal para cada tipo de negócio. Foi pensando nisso que a inCanto Urbano resolveu apostar em um único público: quem quer morar no bairro Paraíso.
Bairro nobre da zona sul da cidade de São Paulo, o Paraíso é conhecido por abrigar alguns cartões-postais da capital, como a Avenida Paulista e o Parque Ibirapuera, mas, também, por cobiçados edifícios residenciais de luxo. Em meio a transações que movimentam milhões de reais, a imobiliária defende a ideia da boa vizinhança para atrair seu público.
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“Eu moro no bairro, trabalho no bairro e meus filhos estudam aqui. Estamos no grupo de Whatsapp dos moradores e conhecemos o dono da padaria”, brinca Julia Gagliardi, fundadora e CEO da imobiliária. Fundada em 2019, a inCanto Urbano nasceu como uma empresa de lançamento de empreendimentos imobiliários na região, antes de passar a comercializar imóveis usados também.
De fato, não é raro encontrar corretores de imóveis especializados em bairros específicos dentro de grandes imobiliárias, mas a ideia de ter toda uma estrutura organizacional voltada para atender um único público chama atenção.
“Em qual médico você vai se você tem um problema no joelho? Em um ortopedista, certo? Mas em qualquer ortopedista? Você vai a um especialista em joelho”, compara Walter Pereira Jr, sócio da inCanto Urbano.
Até abril de 2024, a companhia havia vendido 200 imóveis. Atualmente, são 273 no catálogo, sendo 252 deles apartamentos – retrato do processo de verticalização do bairro. E valor médio das vendas realizadas é de cerca de R$ 1,5 milhão. A companhia afirma que o público que compra na região é fiel, pois mais de 40% daqueles que buscam uma nova moradia já residem no local.
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A estratégia para atrair este público endinheirado na maior metrópole da América Latina é fomentar a “boa vizinhança”. Entre as iniciativas adotadas, está a divulgação entre padarias e açougues e até o patrocínio de um bloco de carnaval local. No entanto, o maior diferencial da empresa é justamente a regionalização do atendimento.
“Dominamos o mercado de Paraíso. Se um cliente fala que quer está procurando um imóvel nos Jardins, a gente diz que não consegue ajudar”, afirma Julia. Walter Pereira Jr, por outro lado, garante que conhece o bairro como ninguém, ainda que não more no bairro. “Passo o dia inteiro frequentando a região”, pontua.
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A busca pela segmentação, Julia afirma, foi um movimento impulsionado pela popularização da profissão no País. “O mercado vem mudando e muitos corretores começaram a vender imóveis porque precisavam, não porque queriam”, comenta. “Dentro do nicho que atuamos, queremos estar presentes na transição de vida e de negócios das pessoas que estão no Paraíso”.