O Rio de Janeiro é, sem a menor sombra de dúvidas, um local apaixonante, capaz de conciliar a vida litorânea com uma grande capital, garantindo diversas condições de lazer e oportunidades que só um grande centro urbano pode oferecer. Por isso, separamos uma lista com os melhores bairros e praias do Rio de Janeiro para residir. Confira a seguir:
Cantada em verso e prosa em tantas músicas e uma das praias símbolo da Cidade Maravilhosa, Copacabana tem uma longa faixa de mar azul, areia dourada e um famoso calçadão repleto de palmeiras. O bairro tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado, 0,956, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é superior ao índice de países ricos.
Além de abrigar um dos maiores espetáculos de Réveillon do Brasil, ele ainda conta com bares, restaurantes, baladas e uma série de aparatos urbanos que facilitam a vida cotidiana, como comércios, hospitais e duas estações de metrô. Suas belas praias, além da orla equipada, são excelentes para quem investe numa rotina fitness e em hábitos saudáveis, como caminhar, correr ou andar de bicicleta.
Se a procura é por belezas naturais, dificilmente existirá um bairro com paisagens tão interessantes quanto o Recreio dos Bandeirantes. Trata-se de uma região em franca ascensão, localizado na zona oeste da cidade, próximo ao prestigiado bairro da Barra da Tijuca.
Publicidade
Em busca dessa beleza, o local conta com diversos empreendimentos de condomínios residenciais, o que vem chamando a atenção dos brasileiros interessados em morar ou investir na capital fluminense.
O bairro tem farta estrutura de comércios, como restaurantes e shoppings centers, além de ampla oferta de educação. O IDH do bairro é de 0,894, segundo dados do IBGE. A região ainda conta com belas praias, como a do Recreio, Grumari e Prainha, conhecidas por proporcionar um belo fim de tarde.
Eternizada na célebre canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Ipanema registra o maior IDH da capital fluminense, de 0,962. Para quem está à procura de imóveis de alto padrão, o distrito é um dos mais procurados em todo o Rio.
Ipanema conta com estrutura robusta de arte e lazer, com bares, restaurantes, teatros e uma série de alternativas culturais. Outro ponto importante do bairro nobre da zona sul é a grande oferta de comércios no local, contando com tradicionais lojas de rua que chegaram a batizar as alamedas do local.
Publicidade
Para quem aprecia belas paisagens, um de seus charmes é a proximidade com o morro Dois Irmãos e também com a Pedra do Arpoador, que oferece o mais famoso e mais belo pôr-do-sol da cidade.
Um dos maiores bairros da capital fluminense e com um IDH de 0,769, Jacarepaguá é uma das maiores áreas verdes da cidade. Trata-se de uma região que cresceu bastante, principalmente depois da inauguração da linha amarela, que melhorou o acesso à região e é uma importante via expressa do Estado, que liga a Baixada de Jacarepaguá à Ilha do Fundão.
Além disso, é bem localizado, facilitando o deslocamento para o centro, zona norte, zona sul e, especialmente, para a praia da Barra da Tijuca. Jacarepaguá conta também com segura estrutura urbana: tem centros comerciais e empresariais, além de ser próximo ao parque Olímpico da Barra. Uma boa notícia é que as construtoras da região estão com estoque de diversos imóveis residenciais prontos para este charmoso bairro do Rio.
Um dos lugares mais desejados para se morar com a família no Rio de Janeiro são os arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas – que é um dos mais belos cartões-postais da Cidade Maravilhosa.
Publicidade
Trata-se de uma região nobre e sofisticada da zona sul (com IDH de 0,959) e excelente para quem gosta de se exercitar. Afinal, conta com uma ciclovia ampla, pista de corrida, parques, quadras esportivas e uma extensa área de preservação ambiental.
É um local agradável para começar o dia se exercitando ao ar livre e ao lado da beleza natural da Lagoa. Os moradores podem contar também com opções gastronômicas variadas de altíssimo nível, além de uma vizinha muito famosa: a praia de Ipanema.