Guia de Bairros

Alphaville: segurança dos condomínios de alto padrão em São Paulo

Bairro, que já foi uma grande fazenda, foi pensado como um polo industrial, mas aos poucos se tornou referência em moradia de luxo e segurança em São Paulo

Por: Rafael Moura, Estadão Imóveis 28/03/2022 2 minutos de leitura
Condomínios Alphaville com casas de alto padrão inspiradas em imóveis americanos de classe média
Imóveis nos condomínios podem passar dos 3o milhões; encontrar artistas pode ser comum para quem mora em um dos condomínios/ Crédito: Tiago Queiroz/ Estadão

Publicidade

Alphaville é considerada uma região nobre, com seus condomínios fechados e infraestrutura que garante segurança e privacidade às casas que lembram o padrão americano de moradia, sem portões, em terrenos planos que podem passar de 2.000m², com 5 dormitórios e 10 vagas de garagem, por exemplo.

O bairro faz parte de Barueri e Santana do Parnaíba, em São Paulo. A região também é composta por um centro empresarial e oferece incentivos fiscais para empresas. Isso tem atraído empreendedores para se instalarem em Barueri.

História

O bairro Alphaville surgiu em 1973. Na ocasião, os engenheiros civis Renato Albuquerque e Yojiro Takaoka, ambos formados pela Escola Politécnica de São Paulo, tiveram uma percepção sobre a demanda por residências de alto padrão na cidade de Barueri.

Com isso, fundaram a empresa Albuquerque e Yojiro e resolveram transformar a grande e antiga fazenda Tamboré com 500 hectares, no que seria um grande polo industrial. Para isso, fizeram o projeto Residencial 1, um condomínio de luxo com propósito de atrair empresários para investir e residir no local. 

Publicidade

O primeiro condomínio residencial, lançado em 1975, era exclusivamente para os executivos das empresas. Depois veio a necessidade de uma padaria. Um dono virou morador e passou a fornecer produtos na porta dos moradores. Depois vieram templos e igrejas e assim o bairro começou a crescer e oferecer serviços completos. 

Com o passar dos anos e sucesso de vendas, seus fundadores foram se aprimorando cada vez mais na entrega de produtos que prezam pela moradia com qualidade de vida, segurança e um ambiente de alto padrão.

De acordo com dados do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), com quase 50 condomínios residenciais horizontais, Alphaville tem a maior concentração desse formato de moradia no Brasil. Já condomínios verticais, o bairro possui mais de 100 e os imóveis variam de 40m² a 400m².

Preço médio

O metro quadrado em Barueri tem preço médio na venda de R$7.566m², conforme dados do Índice FipeZap em fevereiro de 2022. Já para locação, o preço médio é de R$42,93m².

Publicidade

Mobilidade

A principal maneira de acessar a região é pela Rodovia Castelo Branco. O bairro também abriga a linha Urubupungá, onde é possível fazer baldeação entre ônibus até a estação da CPTM de Barueri. 

Lazer

O bairro oferece os serviços de compras e lazer do Shopping Tamboré e do Shopping Iguatemi Alphaville. O Centro Comercial também conta com uma série de opções de para consumo de produtos e alimentação, tudo ao ar livre em suas alamedas largas e arborizadas.

Educação e Saúde

A região oferece opções de instituições privadas de ensino fundamental e médio, como Leonardo da Vinci, Castanheiras, Colégio Mackenzie Tamboré, Objetivo, Anglo e Morumbi.

Já quem busca pelo ensino superior, universidades como Fundação Getúlio Vargas (FGV), UNIP, Mackenzie, Uninove e FIAP têm unidades em Barueri.

Para os serviços de saúde os habitantes podem contar com o Hospital Israelita Albert Einstein, o Alphaviva e o Hospital Nove de Julho.

Publicidade

NEWSLETTER
IMÓVEIS

Inscreva-se e receba notícias atualizadas do mercado de imóveis

Notícias relacionadas

Imagem destacada

Venda de material de construção pode subir acima do previsto em 2021

1 minuto de leitura
Imagem destacada

Falta sol em sua casa? Veja como melhorar a iluminação com LED

2 minutos de leitura
Imagem destacada

Apê11, imobiliária digital do Santander, busca driblar juros altos e crescer

2 minutos de leitura
Imagem destacada

4 dicas para construir uma cozinha de kitnet funcional e espaçosa

3 minutos de leitura