A personalidade jovial da proprietária de um apartamento de 110 m² na cidade de São Paulo foi o ponto de partida para a reforma que transportou um mix de cores e elementos ao imóvel.
O projeto desenvolvido pela arquiteta Andrea Teixeira buscava levar mais harmonia e sofisticação, mas sem perder o ambiente descontraído que retrata a personalidade da moradora.
Após uma conversa para entender as expectativas e as individualidades da jovem, Andrea sugeriu adotar a cor azul como a protagonista do apartamento. “Logo de cara, a cor adicionou gracejo e a alegria ao projeto”, explica a arquiteta.
A tonalidade combina com a alegria e elegância que se buscava retratar, além de trabalhar em harmonia com o mobiliário e os acabamentos.
Publicidade
Desta forma, o azul se tornou o cartão de visitas do apartamento. Já na porta de entrada, ele se destaca. “A porta dá indícios do alto astral da moradora. Mesmo com molduras, que poderiam torná-la mais clássica, o item expressa modernidade e irreverência”, sugere
Além dos tons azulados, que se destacam nas almofadas no sofá, transitam nas cadeiras da sala de estar e aparecem em outros itens do mobiliário, o projeto de interiores acrescentou introduziu tons mais sóbrios, claros, além de madeira.
+ Baguete ou croissant? ‘Almofada de pão’ conquista público como divertida escolha de presente
Na cozinha, os tons de azul se tornam mais vibrantes, somados à base neutra da marcenaria. A circulação do cômodo foi pensada para deixar a cuba, a geladeira e cooktop próximos um do outro. Entre os detalhes, uma bancada de quartzo acompanhada por duas banquetas para abrigar as refeições naqueles dias mais corridos.
Publicidade
Ao contrário do restante da casa, o novo quarto da moradora não tem o azul como maior destaque. Aqui imperam tonalidades de bege e marrom, inclusive na cabeceira estofada de camurça que ocupa uma parte do espaço. “O objetivo foi transformar o quarto em um recanto de tranquilidade e calma”, analisa Andrea.
Outro destaque do desenho do apartamento é a integração da sala de estar com a varanda, que garantiu mais amplitudes e fluidez ao ambiente, além de garantir uma iluminação natural mais eficiente.
Também na sala de estar, o painel de TV convencional foi substituído por uma tubulação dentro das paredes para fazer com que a marcenaria abrace a tela. Enquanto isso, o rack destaca os livros e os objetos decorativos. Os equipamentos eletrônicos e o aparelho de ar-condicionado estão ocultos pelo armário ripado.
Elementos de composição e detalhes de decoração foram instalados na área social do apartamento para torná-lo mais acolhedor. A mesa de jantar integrada na varanda, onde é possível ter uma vista privilegiada da cidade, sintetiza a melhor distribuição do layout e a utilização dos móveis de forma inteligente.
Publicidade
A varanda recebeu bancos em marcenaria que ornam com o painel da TV, além de um banco alemão com baús internos no canto oposto da mesa de jantar. No canto do bar, o acolhimento se fez no armário com portas e gavetas de carvalho ripado.