As festas de fim de ano estimulam reencontros e são a desculpa perfeita para receber pessoas em casa. Em torno da mesa de jantar, as famílias e amigos celebram, mas esta jornada começa bem antes. Para receber bem os convidados, é importante organizar a mobília, ajustar a decoração e tornar os ambientes confortáveis.
Não sabe como fazer tudo isso? Confira dicas para preparar sua casa para receber pessoas no Natal e Réveillon:
É provável que você precise fazer algumas mudanças em casa para oferecer conforto aos convidados. Mudar móveis de lugar, pegar cadeiras de outros ambientes ou mesmo alugar mesas pode facilitar a vida do anfitrião nesta jornada.
+ O que dar de presente no Natal? Confira mais de 50 dicas
Publicidade
A arquiteta Cristiane Schiavoni também chama a atenção para a importância de ter um lugar claro para as pessoas guardarem seus bens pessoais. “É possível optar por um armário com cabideiro ou uma cômoda com no mínimo duas gavetas ou três prateleiras”, exemplifica.
“Vale considerar um móvel ou espaço que abrigue a mala para que ela não fique espalhada pelo quarto ou acumulando pó embaixo da cama”, sugere. “O apoiador de mala pode ter a altura convencional de 0,60 cm e gavetas ou prateleiras na parte inferior, recurso que otimiza o espaço de guardar as roupas”, diz a arquiteta.
Tão importante quanto ajustar os móveis para receber as visitas é a organização dos ambientes. Em dias festivos, a circulação das pessoas deve ser uma das prioridades. Pode ser necessário, por exemplo, retirar parte da mobília das áreas em que as festas acontecerão. Outra orientação é usar o quintal ou a varanda como extensões da área social.
“Nos quartos de hóspedes, adicione espelhos. Eles são perfeitos para decorar, ampliam o ambiente e ajudam o convidado a se arrumar. Prefira posicionar a peça na vertical para que a pessoa possa se ver por completo”, indica Schiavoni. “Detalhes como porta-jóias ou livro de cabeceira transmitem a sensação de bem querer ao visitante no quarto de hóspedes”.
Publicidade
Pequenas reformas também causam uma boa impressão para seus convidados. Uma nova camada de tinta nas paredes, instalar luminárias com luz quente ou trocar os tapetes já são suficientes para gerar aconchego neste momento de festividade.
A sugestão da arquiteta é montar um cronograma de atividades com tudo o que você precisará fazer até o dia de receber os convidados. “Separe e lave as louças especiais em um dia, leve os tapetes para a lavanderia em outro, organize lençóis e travesseiros para os visitantes e lave cortinas em uma terceira data”, orienta.
Poucas coisas ilustram tanto o Natal quanto a decoração. De presépios na sala a enfeites rebuscados, decorar o imóvel vai ajudar a criar um clima perfeito para as festas. Não à toa, o setor de artigos para casa e decoração movimenta bilhões de reais anualmente.
Instalar luzes de led para iluminar janelas, árvores e mesas é um bom começo, mas você pode ir além. Centros de mesa com velas, flores e detalhes dourados ou almofadas e mantas temáticas vão dar um toque acolhedor.
Publicidade
“Há pessoas que dormem com mais de um travesseiro. Para que seu convidado não se sinta constrangido com o seu costume tão pessoal, separe alguns travesseiros extras. Com relação aos jogos de cama e toalhas de banho, vale contar com peças específicas para visitantes”, orienta.
É natural que no fim da festa a casa já esteja suja, mas uma boa impressão no início pode fazer a diferença e trazer mais aconchego aos convidados. Laiara de Souza Sandes Valadares, franqueada da rede de limpeza Maria Brasileira, orienta que o anfitrião organize a limpeza em etapas para não se sobrecarregar.
“Aproveite para limpar eletrodomésticos como forno, geladeira, micro-ondas e fogão. Se possível, retire as partes removíveis (como prateleiras) para lavar separadamente”, indica. “Capriche nas janelas e vidros, pois faz toda a diferença no visual. E invista em aromatizantes ou velas após concluir a limpeza. Isso cria uma atmosfera acolhedora e festiva, além de deixar a casa com um cheiro agradável”.
Não ignore os lavabos. Cuidar dos banheiros é um sinal de que você está, de fato, preocupado com o bem-estar dos convidados. É isso que indica Schiavoni.
Publicidade
+ Como tornar o banheiro mais seguro para idosos e evitar acidentes?
“Separar toalhas macias, limpas e cheirosas é o primeiro passo. Se possível, abra espaço no armário para que o hóspede possa guardar algumas coisinhas. E tenha flores frescas sempre”, recomenda.
Nem tudo vai acontecer como você planejou e está tudo bem. É natural que imprevistos ocorram durante a celebração do Natal e do Réveillon. A melhor saída é ter um caminho para seguir nestes momentos. “Roupas podem descosturar, o sapato machucar, uma comida pode não cair tão bem ou até mesmo a maquiagem pode borrar durante as festas”, enumera Schiavoni.
Para lidar com estes cenários, ela indica abastecer uma caixinha de primeiros socorros e deixá-la no lavabo. “Analgésicos, antiácidos, curativos, alfinetes e lenços umedecidos não podem faltar nesta caixinha”.
Publicidade