A mudança de residência em si já é uma atividade trabalhosa. É preciso se organizar ao máximo para minimizar imprevistos e dores de cabeça. Uma pesquisa do QuintoAndar em parceria com a Offerwise indicou que 73% dos brasileiros passaram a enxergar seus lares de forma diferente durante a pandemia, sendo que 16,5% trocaram de endereço nesse período.
O planejamento é essencial e pode começar pelo menos um mês antes. O processo se divide em algumas tarefas importantes, como contratar profissionais para realizar a mudança, alterar o endereço para correspondência e desligar a energia elétrica. Seguem abaixo dicas da Triider (plataforma de serviços gerais) para atravessar esse momento de mudança de casa sem traumas.
Antes da mudança
• Organize o empacotamento
Reserve caixas de papelão para a mudança. Normalmente, supermercados e lojas têm esse material para reciclagem. Nesse momento, é possível separar alguns objetos para a doação – aqueles itens guardados há tanto tempo que você nem se lembra mais. Feito isso, é preciso ter em mãos caneta para etiquetar todas as caixas e fita crepe para selar. Faça o empacotamento cômodo a cômodo, etiquetando as caixas de acordo com o local no qual elas irão ficar. No adesivo, o ideal é escrever o que vai dentro de cada caixa de uma forma mais detalhada, ajudando, assim, no desempacotamento.
• Faça alças nas caixas
Para maior praticidade e rapidez no carregamento, coloque alças em todas as caixas de papelão, inclusive nas mais pesadas, que ajudarão a dar firmeza na hora de carregar. Com um estilete, faça uma abertura nas laterais da caixa em forma de triângulo invertido ou redonda, para caber as mãos.
• Use sacos de lixos
Algo simples, rápido e que funciona muito bem é usar sacos de lixo para itens leves ou de tecidos como travesseiros, bichos de pelúcia, cobertores, almofadas e lençóis. Os sacos são resistentes e não são difíceis de carregar. Além disso, alguns desses lençóis, toalhas e cobertores podem ser usados para envolver itens de vidro antes de colocá-los na caixa, evitando quebrar peças.