A novela Pantanal, da Globo, chega ao fim nesta sexta-feira, mas seu impacto deve perdurar por bastante tempo. Acumulando recordes de audiência e provocando inúmeros debates nas redes sociais, a obra se consolidou como ícone da cultura pop nacional e inspira artistas em diversas criações, inclusive na arquitetura.
Bem além de ser apenas um símbolo de nostalgia da antiga obra homônima que estreou em 1990 na TV Manchete, Pantanal se destaca pelos aspectos visuais únicos. Do figurino à fotografia, a produção resgata expressões estéticas populares, realça a natureza e fomenta o tratamento rústico nas suas representações.
Não à toa, o cenário da novela se tornou referência para arquitetos, da mesma forma que aconteceu em outras ocasiões com as bijuterias e roupas de personagens marcantes da teledramaturgia.
Mas, afinal, como trazer esse clima de Pantanal para sua casa?
Publicidade
Talvez o aspecto mais marcante dos ambientes retratados na novela Pantanal seja justamente o ar campestre, a proximidade com o rural e o contraste com a modernidade urbana. “É interessante usar esse clima bucólico numa decoração contemporânea”, resume Patricia Covolo, designer de interiores do escritório Macedo e Covolo Arquitetura.
“Isso pode ser feito com o uso de chão ou parede de cimento queimado com móveis modernos, como tapetes ou algum móvel de fibra natural”, ela sugere. A escolha das texturas deve se relacionar com o meio ambiente e buscar, portanto, a sustentabilidade em toda a construção.
Se na fase da construção adotar materiais com características rústicas, como chaminés e lareiras, ajudam a moldar o ambiente, os objetivos de ornamentação também orientam a decoração neste propósito. Eles devem, portanto, ser escolhidos para representar o “refúgio rural”.
“Aposte em almofadas em animal print, objetos regionais e quadros com fotos de vegetação, por exemplo”, enumera Patricia. Também pode ser uma boa ideia utilizar sofás, cadeiras, mesas ou outros móveis com tons de caramelo ou semelhantes para compor o cenário.
Publicidade
A novela e a região do Pantanal são marcados pela proximidade com a natureza. Na arquitetura e decoração dos imóveis que desejam se inspirar na obra, elementos naturais também devem assumir protagonismo. É fundamental trazer a cor verde para a decoração e abraçar a utilização de flores e plantas como adereços do ambiente.
“Seja com jardins, com uma parede verde ou com a integração entre áreas internas e externas, busque elementos que lembrem a natureza. Isso pode ser feito usando materiais naturais, cobertura de fibra, fotografias e quadros com o tema, além de muito verde em vasos e plantas na casa”, orienta Giselle Macedo, arquiteta do escritório Macedo e Covolo Arquitetura.
A madeira também pode compor a decoração do imóvel. Ela atua reforçando os atributos do clima rural e o brilho dos espaços. No entanto, antes de ser integrada ao projeto, é importante tratar o material para que se torne mais resistente, bonita e alinhada ao meio ambiente.
“Sugerimos o uso de madeira de demolição. Além de ser mais sustentável do que o uso da madeira tradicional, ela garante um clima mais rústico, com o pé na simplicidade”, adiciona Giselle. “A ideia é ter um espaço despretensioso”, adiciona.
Publicidade
Quem assiste a novela Pantanal já se acostumou com as lindas cenas de pessoas vivendo o dia a dia banhadas pela luz do sol. Em um mundo com tanta luz artificial, a iluminação natural pode revolucionar o lar. Além de deixar o espaço mais agradável, essa característica pode melhorar a saúde física e mental dos moradores.