Basta deixar um pedaço de pizza na pia da cozinha ou esquecer um restinho de comida no lixo para as formigas invadirem a casa. A partir daí, a busca para acabar com as formigas se torna constante.
Além do incômodo que causam, elas podem transmitir doenças e, por isso, precisam ser combatidas. Recorrer a soluções agressivas, como inseticidas, nem sempre é a melhor solução.
Esses produtos podem contaminar alimentos armazenados no ambiente, causar malefícios à saúde dos animais de estimação e até exterminar outros insetos e organismos que são importantes para o meio ambiente, como abelhas.
Para ajudar quem quer dar aquela geral antes de viajar no final do ano, o Estadão Imóveis convidou o influenciador digital, Tiago Haka, o Homem Diarista, para dar dicas caseiras de como prevenir o surgimento e combater de forma sustentável a proliferação de formigas em casa.
Publicidade
Antes de começar a acabar com as formigas, é importante saber onde elas estão concentradas para vetar esses lugares. “Você precisa de paciência e cuidado para encontrá-las. Quando descobrir, sugiro colocar massa nas paredes ou encontrar formas de fechar as entradas e evitar que elas tenham esse acesso”, recomenda Haka.
“As formigas tendem a invadir nossas casas para procurar alimentos. Açúcar, resto de comida, xaropes, etc. Mas de onde elas vieram?”, questiona. “Só depois disso partimos para a limpeza do ambiente”, adiciona.
Ao invés de apelar para inseticidas ou pesticidas, a orientação é utilizar detergente.
“Misture um litro de água com um copo pequeno de detergente neutro (‘pode ser aqueles copos de requeijão’) e coloque em um borrifador. Aplique o produto direto no pano para realizar a limpeza”, receita Haka.
Publicidade
O diarista lembra que quando teve uma infestação de formigas em casa, ele recorreu ao vinagre. “Além de ter o poder de potencializar o repelente composto de detergente e água, o produto também pode ser misturado com água e se tornar um repelente natural contra as formigas”, alega.
A dica é colocar o vinagre com água dentro do borrifador e espirrar nos locais onde as formigas estão. “Caso queira deixá-lo ainda mais potente, coloque um copo pequeno de vinagre de álcool ou de maçã na mistura.”
Leia também: 5 soluções sustentáveis para se livrar das baratas em casa.
É possível fazer um repelente de formigas com pedacinhos de cravo da índia distribuídos em pequenos saquinhos espalhados pela casa. “Coloque nos cantos, em armários e no chão”, recomenda o diarista. Além de ser eficiente, a técnica contribui para deixar o ambiente com um cheirinho mais gostoso.
Publicidade
Tal qual o cravo da índia, a canela em pau também pode ser um recurso para quem deseja expulsar as formigas de casa e dar um novo aroma ao lar. “Porém, a canela é bem mais cara e difícil de encontrar”, lembra Haka.
“É sempre bom, neste processo, também usar o vinagre, pois ele remove os rastros para as formigas.”