Existem alguns costumes brasileiros bem típicos, como presentear uma pessoa que vai para um novo lar. Para marcar a mudança, geralmente é feita uma festa, afinal adoramos uma reunião acalorada com amigos e familiares.
A celebração recebe o nome de chá de casa nova, também conhecido como open house e chá de cozinha. Ele é um evento feito para confraternizar e receber presentes para a nova residência, geralmente feito após uma cerimônia de casamento, troca de moradia ou até mesmo quando alguém vai morar sozinho em seu primeiro lar.
Lista de presentes
Algumas pessoas optam por deixar a escolha livre, mas a maioria faz uma lista e deixa que o convidado escolha o que cabe em seu orçamento. É fundamental ter opções de presentes com todos os preços, daqueles itens encontrados nas lojas de R$ 1,99 até os mais caros.
Publicidade
A relação deve contar com os aparatos essenciais e necessários para a residência. Pequenos objetos passam em branco e são apenas notados no momento da necessidade, mas pode ter certeza que sua avó nunca os esquecerá e pode ajudar na hora de preparar a lista.
Uma boa dica é separar os itens por cômodo, para tornar a tarefa mais fácil. Assim, a lavanderia é pensada de maneira individual, a cozinha recebe sua devida atenção e os locais menos usados não ocupam espaço na seleção. Outro artifício muito simples e que muitos costumam fazer é pegar uma lista pronta da internet e retirar os artigos que não são úteis para o seu lar.
Os valores dependem da situação financeira de quem organiza e dos que participam, assim como o grau de intimidade com os convidados. O importante é lembrar que unir os entes queridos é a melhor parte.
Confira alguns itens essenciais:
Publicidade
O grau de intimidade com os convidados pode mudar todo o conceito da festinha. Existe a pessoa que pode fazer um evento grande, com comes e bebes de diversos tipos. Em contrapartida, há quem não possua recursos e tenha que fazer a vaquinha.
Os salgadinhos, petiscos, cervejas e refrigerantes nunca saem de moda e costumam estar presentes, mas também podem ser substituídos por um cardápio refinado ou algo totalmente informal, como um churrasco.
Quem pretende dividir os custos pode optar por pedir um prato ou bebida, para evitar os cálculos e pedir por algo que o amigo não pode arcar, assim cada um compra o que pode.
De acordo com o porte da festa, são escolhidas as demais preparações, como a decoração ou umas brincadeiras típicas dessa comemoração. Elas devem ser selecionadas de acordo com a formalidade desejada, assim algo simples e familiar pode ganhar jogos engraçados, enquanto os mais formais contam com uma bela mesa decorada.
Publicidade
Comemorar é o mais importante para quem vai para uma casa nova, por isso o restante pode ser organizado e oferecido dentro do que cabe no bolso. Ninguém quer começar uma nova vida com o pé esquerdo e cheio de dívidas, logo, planejar um orçamento máximo também é crucial.