Como o objetivo da casa de campo é promover tranquilidade, descanso e aconchego aos frequentadores, implementar elementos na decoração que lembrem o ambiente rural e o propósito dele é uma alternativa que facilita o processo de composição dos ambientes.
Para a designer de interiores Elaine Vilela, o adornamento do imóvel de campo pode ser com muitos elementos que agreguem memórias afetivas e elementos naturais: muitos quadros fotos de momentos em família nas paredes e cestos de vime com tamanhos diferentes ajuda a criar uma atmosfera afetiva, aconchegante e útil.
“Também é possível fazer um redário, que pode ser montado em terreno de terra ou grama natural, e fogo de chão, que dá para fazer com tijolinho, uma decoração mais rústica e colocar umas poltronas em volta”, recomenda a designer.
Ficou interessado? Confira outras dicas!
Publicidade
A madeira é um material bastante utilizado em decorações de residências em geral, mas no caso da casa de campo, ela se destaca ainda mais por conversar com a proposta externa do ambiente. Além disso, esse material pode servir como base para qualquer estilo: rústico, contemporâneo, industrial, clássico ou vintage e ainda orna com vários materiais, sendo um recurso coringa para dispor de uma decoração caprichada.
Normalmente, esse recurso é explorado nos móveis, mas é possível utilizá-la como revestimento de parede, viga decorativa e objetos.
A cor influencia diretamente na mensagem que deseja transmitir, prova disso é a obra “A teoria das cores”, de Johann W. Von Goethe, assim como a própria técnica milenar do Feng Shui, que evidencia a influência que cada uma das cores exerce sobre o humor e a saúde do ser humano.
Normalmente, a ideia da casa de campo é ser um ambiente para descontrair e descansar com amigos e familiares, e é possível transmitir a sensação de bem estar, equilíbrio e alegria ao utilizar as cores certas para cada ambiente. Por exemplo: a tonalidade amarela traz entusiasmo, enquanto as cores verde ou azul promovem a sensação de serenidade.
Publicidade
Outro elemento que traz o cenário externo para o ambiente interno é a vegetação. Investir em plantas e flores para compor a decoração de uma casa de campo pode parecer uma dica um tanto quanto evidente, mas se souber explorar esse recurso a seu favor, você terá uma moradia completamente autêntica.
Para isso, saia do óbvio: busque espécies que se adequam ao clima da região em que seu imóvel se encontra, mas que normalmente não são muito utilizadas.
Quando for escolhê-las leve em consideração também a iluminação natural da área, que é fundamental para a saúde e estética das plantas. E não se esqueça de pensar nos vasos, eles também podem contribuir e influenciar no embelezamento.
É possível inovar por meio do formato, pois você encontra no mercado opções de vasos redondos, quadrados, retangulares, hexagonais ou mesmo sem forma definida; tamanho (que depende da folhagem escolhida); cor e material (plástico, madeira, cimento, fibra de vidro ou cerâmica).
Publicidade
A escolha dependerá exclusivamente do seu gosto pessoal e da identidade que queira dar para a sua casa de campo — moderno, rústico, minimalista, provençal, boho, escandinavo, industrial, clássico, entre outros.