O banheiro, devido às tubulações do encanamento e uso contínuo de água, é um dos cômodos que mais pode apresentar problemas de estrutura – e pode dar uma dor de cabeça e tanto! Quando as manutenções costumam ser deixadas de lado e começam os problemas, a reforma costuma ser grande e o local fica inutilizável.
Para ajudar nesta tarefa, nada é mais importante do que seguir as dicas de um profissional. A designer de interiores Camila Giongo listou três etapas que podem fazer toda a diferença no processo da obra e também no seu resultado.
Planejamento é a palavra-chave para uma reforma sem dor de cabeça. Para fazer um bom projeto é preciso planejar expectativas e o valor estimado que deseja gastar. A lista de tarefas começa com: elaborar a verba e fazer orçamentos antes de iniciar, estimar prazos levando em conta o horário disponível de trabalho, os dias úteis e a data de entrega dos materiais.
Outra questão importante é fazer uma checagem da parte hidráulica, pois isso pode evitar transtornos futuros. A forma ideal de verificar é com o auxílio de um encanador.
Publicidade
Em matéria de acabamento de banheiro, o céu é o limite quando falamos de valores. Um ambiente de tamanho regular com revestimento apenas no box e o restante finalizado com pintura, porcelanato simples, louças e metais medianos tem um custo médio de R$ 15 mil. Porém, para saber ao certo quanto irá gastar, é ideal fazer um bom projeto e levantar os custos antes de iniciar a obra.
Quem opta pelo “faça você mesmo” deve ter cuidado redobrado, para que a obra não tenha que parar na metade por falta de recursos. “Por este motivo, o planejamento se faz tão crucial. Ele determina todos os pontos e ainda permite balancear possíveis imprevistos”, afirma a profissional.
Antes
Durante
Publicidade