Voltar
IMÓVEIS

Buscando sugestões para:


Página inicial / Compra / Vale a pena comprar uma casa em condomínio fechado?

Vale a pena comprar uma casa em condomínio fechado?

Mais segurança... e menos privacidade? Analise os prós e contras

  • (3.0)

Da redação

02/04/2019 - 1 minuto de leitura


Condomínio fechado
É uma opção para quem busca um imóvel com acesso restrito e monitorado 24 horas por dia. Foto: iStock

Especialmente nas grandes cidades, casa em condomínio fechado surge como alternativa aos apartamentos e casas de rua, porque une a segurança do primeiro com o espaço da segunda.

Veja as vantagens e desvantagens de morar em um imóvel como esse.

Vantagens

Segurança

Com acesso restrito e controlado 24 horas por dia, só entrará no condomínio quem for identificado e autorizado pelos moradores. As crianças podem brincar livremente e os adultos podem transitar a qualquer hora, já que não há os riscos e as ameaças das ruas abertas.

Proximidade com os condôminos

Embora seja uma casa, há mais interação com os vizinhos, já que os moradores tendem a se encontrar ao entrar e sair da propriedade e também ao usar os espaços comuns.

Áreas sociais exclusivas

Muitos condomínios possuem estrutura de lazer, como quadra esportiva, piscina, academia, playground e salão de festa com churrasqueira.

Custos de manutenção reduzidos

Os valores da contratação de serviços para espaços comuns são divididos entre os moradores. Por exemplo, fica mais barato custear a piscina do condomínio do que uma exclusiva, na sua propriedade.

Assine nossa newsletter e receba por e-mail as principais notícias e dicas.
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
Quero me cadastrar para receber informações relevantes por e-mail. Fique tranquilo, não fazemos SPAM.

Desvantagens

Menos privacidade

As casas são muito próximas, de forma que muito pode ser visto e ouvido sobre a pessoa que mora ao lado.

Barulho

Da mesma forma, a proximidade entre as casas demanda cuidado em relação ao som alto, barulho de animais, festas ou de brincadeiras entre crianças, que podem incomodar as outras pessoas.

Decisões conjuntas

As regras em condomínio costumam ser rígidas, de modo que qualquer alteração deve ser discutida e aceita pela maioria dos moradores, visando o bem comum.

Taxa do condomínio

É um gasto fixo mensal, que exige planejamento como qualquer conta com data de vencimento. Ou seja, ainda que tenha comprado a casa à vista, haverá sempre uma mensalidade a quitar.

Não decidi ainda…

Antes de comprar, visite um condomínio fechado e converse com moradores. Faça as contas, pense em suas necessidades atuais e o que você gostaria de ter à sua disposição.

AVALIAR ESSE ARTIGO
Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login

  • MARCIO GOMES DA SILVA
    28/05/2019

    Com o condomínio cada vez mais caro em apartamentos fico imaginando se em condomínios de casas este valor tenderia a ser maior devido a menor quantidade de residências.


  • Notícias relacionadas