Compra

5 dicas para escolher o apartamento dos seus sonhos

Localização, quantidade de dormitórios, tipos de cômodos e equipamentos do condomínio são alguns dos atributos que devem ser considerados/ Foto: Getty Images
Da Redação
22-10-2020 - Tempo de leitura: 3 minutos

Finalmente, você conseguiu a quantia que precisava para dar entrada ou comprar o apartamento dos seus sonhos à vista. Mas basta uma busca para encontrar diversos anúncios cujas características preenchem os atributos da sua lista de imóvel ideal. E agora, como escolher entre tantas opções?

Comprar um apartamento é um investimento alto e que não se faz todos os dias. Se fizer uma escolha por impulso, assim que se mudar ou quando o imóvel for entregue, em caso da aquisição de projeto na planta, você pode não gostar de algo e se frustrar. Dependendo do que for, outras pessoas também podem ter a mesma questão, o que dificultaria passar o imóvel para frente. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para assegurar de que aquele será um bom negócio. Separamos os principais pontos de atenção:

1 – Leve em consideração suas necessidades

Se você quer comprar o apartamento dos sonhos é porque pretende morar ali por muito tempo, certo? Nesse caso, é importante não somente considerar seu estilo de vida atual, mas também seus objetivos a médio e longo prazo para se assegurar de que o imóvel vai atender suas necessidades durante anos.

Publicidade

Localização, quantidade de dormitórios, tipos de cômodos e equipamentos do condomínio são alguns dos atributos que você deve analisar de acordo com seu estilo de vida antes de adquirir o bem. Quem pretende casar e ter filhos em pouco tempo, por exemplo, já precisa levar em conta o aumento da família para escolher um imóvel que acomode bem a todos.

2 – Não se baseie apenas na emoção

Realizar o sonho de comprar o apartamento próprio é um momento único na vida de muitos brasileiros. Mas é importante não se deixar levar pela emoção e fechar negócio logo de primeira.

Mesmo que na vistoria você já projete seus móveis ou veja seus filhos brincando no parquinho, encare isso apenas como a primeira parte dos requisitos atendida. A segunda tem a ver com a documentação correta do local e com a valorização do

Publicidade

imóvel. Afinal, a compra é um investimento e você deve estar seguro de que conseguirá bom retorno caso tenha que vender o apartamento por algum motivo futuramente.

3 – Não compre o mais barato

O investimento deve ser no apartamento que realmente conta com estrutura e benefícios que atendam às suas necessidades e de sua família. Ao escolher pelo mais barato apenas considerando esse fator, você pode investir em algo que venha se arrepender futuramente.

Por outro lado, também é importante avaliar os custos de manutenção do apartamento. Lembre-se de que você terá que arcar com o condomínio para sempre. Por isso, avaliar se essa despesa fica dentro do seu orçamento também deve fazer parte do processo de decisão.

Publicidade

4 – Considere o espaço e não a quantidade de cômodos

A metragem é mais importante do que a quantidade de cômodos, porque permite entender a flexibilidade da estrutura. Quanto mais espaços, mais possibilidades de reprojetar os cômodos para atender suas necessidades do momento.

5 – Cheque bem ao comprar apartamento na planta

Transação geralmente mais em conta, fechar a negociação de uma unidade na planta permite realizar o sonho mais rápido. Mas como ainda é um projeto, torna incerto saber se, quando pronto, o imóvel ficará do jeito que você sempre quis. Além de conferir a planta e a maquete e visitar o decorado, leia atentamente o memorial descritivo do imóvel. Esse documento garante que tudo será entregue conforme prometido, incluindo metragem e materiais utilizados.

Publicidade

Também é importante conhecer melhor a incorporadora, procurar conhecer outros empreendimentos entregues por ela e, se possível, conversar com os proprietários para saber se o apartamento foi entregue conforme previsto e dentro do prazo.