Ricardo Cardoso

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OPINIÃO: O dilema do Minha Casa Minha Vida na Grande São Paulo

Ricardo Cardoso é gerente administrativo e estratégico da EPH Incorporadora.

Por:Ricardo Cardoso 16/05/2025 1 minuto de leitura
A concorrência é intensa e o cliente está mais informado e exigente, o que torna essencial a diferenciação/ Crédito: AlfRibeiro/AdobeStock

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Com a recente inclusão da Faixa 4 do Minha Casa, Minha Vida, novas possibilidades foram abertas para o setor imobiliário, especialmente para incorporadoras que atuam fortemente no econômico. A ampliação do público-alvo para as empresas permite incluir no programa produtos que antes estavam fora do escopo, além de facilitar o acesso da população a unidades com melhores condições de compra.

Apesar disso, o cenário está longe de ser simples. A concorrência é intensa e o cliente está mais informado e exigente, o que torna essencial a diferenciação. O produto padrão do MCMV, por seu foco em redução de custos e otimização de espaços, leva a uma padronização que limita a inovação visível aos olhos do consumidor. 

Em outras palavras, o mercado ainda oferece empreendimentos muito semelhantes entre si. Para se destacar, é preciso mais do que o básico: é necessário criar valor percebido, seja por meio de localização, projetos arquitetônicos mais eficientes ou iniciativas sociais e ambientais que aproximem a incorporadora da comunidade local.

Para navegar neste ambiente desafiador, é importante adotar uma abordagem orientada a dados. Desde a concepção do empreendimento, é necessário estudar a microrregião com base em demografia, renda e oferta local, garantindo que os projetos tenham demanda efetiva. O controle de custos, tanto de obra quanto de rotina administrativa, é inegociável para manter a viabilidade econômica.

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A maior dificuldade, hoje, não está apenas na execução, mas na prospecção: encontrar terrenos bem localizados, com potencial de absorção e custo viável para empreendimentos econômicos, tornou-se um verdadeiro quebra-cabeça. 

A tendência de mercado aponta para apartamentos cada vez mais compactos, o que desafia o setor a reinventar o uso de espaço e infraestrutura sem sacrificar a qualidade mínima esperada.

Para que o Minha Casa, Minha continue cumprindo seu papel, é preciso encará-lo com visão estratégica, capacidade de adaptação e compromisso real com a qualidade de vida urbana. Não se trata apenas de vender unidades habitacionais, trata-se de construir cidades mais humanas, inclusivas e resilientes. E isso só será possível com dados, eficiência, inovação e escuta ativa das necessidades reais da população.

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