Marcas globais como Fendi, Missoni, Diesel, Armani, Dolce & Gabbana, Porsche, Aston Martin e Bentley estão apostando em grandes empreendimentos imobiliários, os chamados branded condos. São imóveis de grife que trazem o DNA dessas empresas em serviços premium, atendimento, arquitetura e design de interiores.
Miami se apresentou como um ambiente propício para o fortalecimento desse segmento, cujo real estate já é conhecido por concentrar empreendimentos imobiliários de luxo.
O precursor dessa tendência na região foi o condomínio Trump Towers em Sunny Isles Beach há 15 anos, um dos primeiros empreendimentos a ter marca própria. Em 2014, foi a vez da marca alemã Porsche lançar o Porsche Design Tower. E desde então, o número só vem aumentando.
Estima-se que somente em Miami existam cerca de 15 empreendimentos com a característica de branded condos. E esse número tende a crescer.
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Quem busca por uma unidade de um branded condo – cujo preço pode variar de US$600 mil a US$ 60 milhões, como é o caso da penthouse tripla no Aston Martin Residences em Downtown Miami, de frente para a baía de Biscayne – tem anseios variados. Dependendo do perfil, tem pessoas que compram esse tipo de imóvel para investir e depois vender com lucro, ou adquirem para morar, de fato.
Os empreendimentos branded condos nascem de uma parceria entre incorporadoras imobiliárias e marcas internacionais. Enquanto as marcas ficam responsáveis pela curadoria do projeto e conceito do espaço, as incorporadoras e administradoras de condomínios são responsáveis pela construção e pela manutenção do padrão acordado em contrato.
Além de grifes de moda e de automóveis, os hotéis de luxo também estão embarcando no universo dos branded condos em Miami, como é o caso de marcas como Four Seasons, Waldorf Astoria, Ritz Carlton, Cipriani, St. Regis – e até mesmo o Fasano, que já tem hotel nos Estados Unidos e atualmente está investindo na construção de um mix de residencial de luxo com hotelaria em Miami Beach.
Aos poucos, o mesmo movimento vem acontecendo no Brasil. Diversas grifes internacionais de hotelaria estão desembarcando no mercado de multipropriedade. Uma delas é a rede norte-americana Hard Rock, que construirá em Gramado (RS) seu maior empreendimento, com 858 unidades. O cliente poderá usufruir da infraestrutura, que contará com museu da música, spa, restaurantes, centro de eventos, entre outros.
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O mercado de branded condos deve crescer significativamente nos próximos anos em Miami. O latino-americano gosta de marcas europeias, pois para ele representa status. Ele não vai somente usar um terno Armani ou dirigir um carro Porsche, por exemplo. Ele vai querer, também, desfrutar de uma hospedagem que traduz o luxo dessas marcas.
Uma das perspectivas que deve ganhar forma nesse segmento é a chegada de marcas mais autorais, com empreendimentos grifados. Acredito que vamos ver prédios boutiques com assinatura e que trazem o DNA de celebridades, como atletas, artistas e designers locais. O cantor Lenny Kravitz, por exemplo, já imprimiu a sua marca no design de interiores de alguns prédios.
Quem é que não gostaria de se hospedar em um empreendimento que te aproxima dos seus ídolos ou marcas preferidas?
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Este texto foi atualizado em 07/11, às 19:08. A rede norte-americana Hard Rock construirá seu maior empreendimento com 858 unidades e não 88, como estava escrito anteriormente.