Pouco a pouco as pessoas estão mudando hábitos, seja por imposição, como ocorreu com a utilização dos canudos plásticos descartáveis, ou até mesmo devido a um risco para a saúde, como as recomendações criadas pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Por isso, ter um kit sustentável deixou de ser uma novidade e passou a integrar a rotina da casa.
Para quem não está habituado a esse tipo de utensílio, é bom saber que não se trata de muitas peças ou algo difícil de carregar. São canudos de inox, talheres de bambu, copos de silicone e produtos feitos com materiais leves e dobráveis, para facilitar o manuseio e o transporte, no caso de refeições fora do lar.
A solução, além de ajudar o planeta, tem um custo-benefício maior do que muitos imaginam. Márcio Gennari, fundador da empresa Paz em Gaia, reflete sobre o efeito da nova mentalidade. “Notei que durante a pandemia os brasileiros estão aproveitando o tempo para serem mais produtivos e refletirem sobre seus hábitos de consumo e lixo gerado em casa, trabalhando para tornar a moradia mais sustentável e harmoniosa”, afirma.
Segundo ele, além das ferramentas que não agridem o meio ambiente, a própria rotina diária na residência, no ambiente de trabalho ou até em outro local pode ser alterada para gerar menos impacto ambiental e evitar o desperdício. A Paz em Gaia tem algumas dicas de pequenas mudanças para manter vivo o movimento zero waste (zero geração de lixo).
Publicidade